Instituto Soka Amazônia

Nossa História

O Instituto Soka Amazônia foi constituído em 26 de julho de 2014, como resultado de uma longa trajetória de atuação da associação Brasil SGI na Amazônia e seu núcleo dedicado à proteção ambiental,  o Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (Cepeam).

Para compreender essa história é necessário percorrer a linha do tempo que tem início com desejo do filósofo e pacifista  Daisaku Ikeda de contribuir de maneira perene para proteção da Amazônia

DEZ.1990
Visando corresponder aos ideais humanitários do pacifista Daisaku Ikeda e seu desejo de contribuir com a proteção da integridade ecológica da Amazônia, a associação Brasil SGI adquire propriedade rural, no bairro Colônia Antônio Aleixo em Manaus, em frente do Encontro das Águas. Inicialmente, o acesso à propriedade era feito exclusivamente por via fluvial. Os primeiros anos foram dedicados a estudos topográficos e criação de trilhas de acesso terrestre na área de mata degradada, com formação de capoeira (vegetação secundária que cresce após a derrubada da vegetação original)
1992
No Rio de Janeiro, acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas – também conhecida como Eco-92 e Cúpula da Terra. A partir dessa realização, é delineada a criação de um centro ou núcleo dedicado a desenvolver atividades de conservação ambiental ou pesquisas alinhadas ao ideal do pacifista Daisaku Ikeda, com apoio da SGI Internacional e Universidade Soka.
1993
Criação, em São Paulo, do núcleo intitulado Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (Cepeam) da associação Brasil SGI . Na ocasião é firmado convênio com o Centro de Pesquisa Ecológicas e do Meio Ambiente da Universidade Soka (Cepeus).
26.jun.1994
Inaugurada, próxima à margem do Rio Negro, a primeira sede Administrativa para o funcionamento do Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (Cepeam)
12.JUL.1995
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) certifica a propriedade como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN Nazaré das Lajes e Lajes, consagrando o caráter perpétuo de unidade de conservação da propriedade. Posteriormente a Reserva passa a se chamar RPPN Dr. Daisaku Ikeda, em homenagem ao pacifista e fundador. .
1997
Concluído o primeiro inventário florístico da Reserva. Com acesso por trilhas para pesquisadores e colaboradores, se intensifica o plantio de recomposição florestal da reserva (contabilizando mais de 20 mil arvores plantadas) com a participação de voluntários da associação Brasil SGI.
1999
Realizada, em Manaus, a Conferência Internacional Amazônia no Terceiro Milênio, promovida pela Soka Gakkai Internacional, o núcleo Cepeam (Centro de Estudos e Pesquisas da Amazônia), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Instituto de Proteção Ambiental da Amazôniac(IPAAM).
2001
Após conclusão de obras de pavimentação de vias de acesso da Reserva e da nova edificação, é inaugurada o edifício branco denominado à epoca de Laboratório Dr. Daisaku Ikeda., que abriga uma sede administrativa para atividades do Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (o Cepeam), o laboratório de sementes amazônicas e Auditório de Eventos.
2001
Durante as obras da edificação foram encontrados artefatos arqueológicos (urna funerária indígena e alguidar cerâmico) o que levou o Instituto Nacional do Patrimônio Histórico (IPHAN) documento a área como Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda
2014
Criação do Instituto Soka Amazônia como organização de direito privado sem fins lucrativos com a missão de realizar a gestão da RPPN Dr. Daisaku Ikeda, absorver as funções e dar continuidade aos projetos iniciados pelo núcleo Cepeam, e, principalmente, cumprir o propósito do Dr. Daisaku Ikeda para proteção do meio ambiente e da Amazônia. No momento de transição foi-se utilizada a denominação Instituto Soka Cepeam e, posteriormente, oficializou-se o uso definitivo de Instituto Soka Amazônia. .
2014
Instituto Soka Amazõnia firma Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, que consolidou, entre outras ações, a realização anual do Seminário Águas da Amazônia
RPPN Instituto Soka Amazônia
2016
Em homenagem ao filósofo e pacifista Dr. Daisaku Ikeda, o ICMBIO procede a alteração do nome da Reserva para RPPN Dr. Daisaku Ikeda (Ofício nº 100/2016-DIMAN/ICMBio)
2016
Início da atividade de Viveiro Florestal com capacidade de produção anual de 20 mil árvores por ano.
2017
Oficializado, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBIO), o Plano de Manejo da RPPN Dr. Daisaku Ikeda. Documento estabelece diretrizes de manejo e uso da Reserva garantindo o seu caráter perpétuo de unidade de conservação sustentável e ffoi resultado de um extenso trabalho diagnóstico da Reserva, do Sítio Arqueológico e imediações, com o apoio da UFAM e Centro de Sementes Nativas da Amazônia.
2017
Início das atividades do projeto Sementes da Vida, parceria com o do Tribunal de Justiça do Amazonas para contribuir, na área florestal, como projeto Sementes da Vida. O programa prevê que uma árvore seja plantada a cada criança nascida na cidade de Manaus
2020
Início da Pandemia Covid-19. As atividades presenciais do programa Academia são interrompidas.
Dez.2020
Para homenagear e celebrar avida das vítimas da Covid-19, são realizados plantios simbólicos de árvores amazônicas, em Manaus e outras cidades da região amazônica. A iniciativa de solidariedade social recebeu o nome de Memorial Vida.
2021 e 2022
Realização da modalidade virtual do programa Academia Ambiental, beneficiando mais de 13 mil estudantes, contribuindo com a continuidade de aprendizado e qualidade de vida dos estudantes.
2022
O Instituto Soka inaugura a exposição Sementes da Esperança e Ação: Tornando os ODS Uma realidade, em espaços públicos na cidade de Manaus
05.06.2023
O Instituto Soka Amazonia torna-se a primeira organização amazônica a ser filiada à Carta da Terra Internacional dando continuidade ao trabalho que já vinha realizando na promoção da Carta da Terra aos seus diferentes públicos
15.nov.2023
Falece o fundador do Instituto Soka Amazônia, Dr. Daisaku Ikeda
2024
O Instituto Soka Amazônia completa o seu 10º Aniversário de existência
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?