Trabalho contínuo
como a Amazônia precisa

Totalmente verdadeiros ou quem sabe até deturpados (seja pela razão que for) os números e os fatos constantemente divulgados em todo o mundo sobre a Amazônia são no mínimo inquietantes.

A Amazônia precisa de esforços integrados e contínuos tanto de entidades privadas, órgãos governamentais, universidades, como de empresas e pessoas físicas.

Trabalho de todos para neutralizar números inquietantes.

Nesse sentido, o Instituto Soka Amazônia –que está aqui há anos e anos– procura ser abrangente e diverso em seu modelo de atuação, tanto contribuindo para a regeneração do verde devastado, apoiando pesquisas científicas para ampliar a produtividade dos plantios, como executando projetos que visam a melhoria da qualidade de vida das populações da Região, especialmente dos povos ribeirinhos. Eles, afinal, estão aqui há décadas e se mostram cada vez mais receptivos às técnicas mais adequadas e não agressivas à natureza, quando usam corretamente seus pequenos pedaços de terra.

Gestão ambiental

A expressão correta para definir o que fazemos na RPPN Daisaku Ikeda é gestão socioambiental.

Consciente de que a Amazônia tem pressa.

Pressa pelo renascimento das árvores perdidas ou em risco de extinção, pela melhoria das condições de vida dos seus habitantes e das pequenas comunidades embrenhadas na mata, pelo habitat de sua rica fauna, pressa por tudo o que a floresta representa para o país e para o planeta.

Mais do que palavras, a Amazônia precisa de ação.

Ações em 3 frentes

As ações realizadas pelo Instituto Soka Amazônia têm base em três frentes que se complementam:

Educação
Ambiental

Conservação
da natureza

Pesquisa
científica

É dessa forma que procuramos fazer a nossa parte em defesa do patrimônio imenso que esta região representa.


Com modéstia, mas com determinação, fazemos uma promessa:

vamos seguir no mesmo ritmo que nos trouxe até aqui.

Conheça mais sobre os temas:

Conservação da Natureza, Pesquisa Científica e Educação ambiental

Mais do que plantar árvores:

Nossa meta é proteger flora e fauna, manter uma reserva viva.

Pense um minuto na imensa diversidade de árvores da Amazônia, muitas delas ameaçadas de extinção; pense na enorme fauna que habita a região, e que necessita de meios para sobreviver aqui.

 

Pense, depois, na simbiose dessa riquíssima flora e dessa inigualável fauna, e o que representa para a humanidade, qualquer ação que se desenvolva para a preservação dessa riqueza.

É disso que se fala, quando
o assunto é a Amazônia.

Mais do que simplesmente plantar árvores, o que procuramos é criar meios para disseminar sólida consciência às pessoas –não importa de que nível, que posições ocupem na Sociedade– sobre o porquê de tantos plantios. E do seu real significado.

Trata-se de participar de um enorme movimento que luta para manter uma reserva viva para o bem do planeta e de seus habitantes.

Variedade da flora amazônica

O mogno e o cedro, por exemplo, são espécies ameaçadas.
Há muitas e muitas espécies de árvores, cada uma com seu sentido, todas com enorme interesse ambiental.

Os muitos óleos essenciais

Há óleos essenciais extraídos, por exemplo, da andiroba e da copaíba. Na medicina formal, bem como naquela que vem sendo praticada informalmente ao longo dos anos, esses óleos são usados, entre outros, para produtos anti-inflamatórios, fungicidas, repelentes. O pau rosa tem sido usado em larga escala por muitos e muitos anos, seja em perfumes seja em produtos medicinais. O risco de sua extinção, aliás, chegou a provocar protestos contra a Chanel, dona da marca Número 5, o perfume tornado famoso pela atriz Marilyn Monroe. Em alguns países esse óleo essencial é usado para inalações, banhos e massagens. Os índios o usam para curar feridas e combater doenças da pele. A lista é enorme. Há o momento em que se junta a utilidade das árvores para o ser humano, com a necessidade e o valor da vasta fauna: mamíferos, insetos, aves, as muitas espécies aquáticas, se alimentam dos frutos e das sementes. Nossa contribuição no caso dessas esplêndidas fauna e flora, começa, mas não termina, em coletar e tratar sementes, plantá-las de forma correta nos lugares mais adequados, para que possam, lá adiante, ser fornecedoras de novas sementes.

O objetivo é este: contribuir para manter essa reserva viva.

Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Busca inspirar todos os povos levando-os a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

É uma visão de esperança e um chamado à ação.

O documento é resultado de uma década de diálogo intercultural em torno de objetivos comuns e valores compartilhados.

Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS)

O conjunto de 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), também conhecidos como Objetivos Globais, surgiu em 2015 e é um chamado universal para a ação contra a pobreza e o trabalho escravo, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os ODS “Educação de Qualidade”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Combate às Alterações Climáticas” e “Vida terrestre”, bem como parcerias e meios de implantação são as prioridades do Instituto Soka Amazônia e nos unem para fazermos uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta.

Pacto Global

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.

A própria aproximação do Instituto Soka Amazônia ao Polo Industrial de Manaus nos levou a ser signatários desse importante movimento da ONU que se ocupa de ações para eliminação da pobreza, do trabalho escravo e da injustiça social.

Aceite estes convites:

Entre em contato
com o Instituto
Soka Amazônia

Endereço

Instituto Soka Amazônia
R. Des. Anizio Jobim, 980 -
Colônia Antônio Aleixo,
Manaus – AM, CEP 69008-450, Brasil

Telefone

+55 92 3030-3549

Email

institutosoka@institutosoka-amazonia.org.br

Se preferir, preencha
o formulário abaixo