Casamento de objetivos
em cada projeto

Em termos práticos é assim: cada atividade de educação ambiental que realizamos; cada novo projeto científico que é executado; cada árvore que é plantada em um dos projetos do Instituto Soka Amazônia e seus parceiros, maior é a contribuição para as condições de vida desta região e de suas populações.

Há um detalhe que deve ser ressaltado: nenhum projeto, digamos, de pesquisa científica é apenas e exclusivamente de pesquisa científica. Sementes coletadas, estudadas, tratadas, vão dar origem a árvores que serão de grande significado nos nossos plantios; ou assunto em uma das aulas de educação ambiental; ou contribuirão para a saúde da flora amazônica.

Essa interconexão de objetivos acontece em cada uma das nossas atividades.

Não apenas da boca para fora

Mais: é muito bom perceber a crescente conscientização dos fundamentos da Educação Ambiental, seja por parte das pessoas de todas as camadas sociais, seja por parte de empresas que, por um lado, se dão conta de suas responsabilidades sociais e, por outro, percebem que a cada dia o mercado está atento e dá preferência às marcas que, não apenas da boca para fora, mas por convicção, adotam e evidenciam atitudes de respeito ao meio ambiente.

Todas as ações que executamos têm se mostrado instrumentos capazes de unir instituições, pessoas, capazes de unir até membros de diferentes filosofias e religiões.

Conheça aqui os nossos projetos.

Estamos convictos de que eles contribuirão para que o mundo (que fala tanto da Amazônia) perceba que as empresas e corporações sediadas no Brasil e em especial sediadas na Região, estão preocupadas com a própria Amazônia e apoiam as iniciativas como as nossas, que buscam preservar a floresta e conferir melhores condições de vida às populações.

Sementes da Vida

Para cada criança que nasce uma árvore é plantada

Para cada criança que nasce na maternidade pública Moura Tapajós da cidade de Manaus é plantada uma árvore. Junto com a certidão de nascimento do bebê, os pais recebem um certificado de plantio, emitido com o nome da criança, identificando a espécie e sua geolocalização. Este é o projeto Sementes da Vida.

A iniciativa é da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (com o programa Corregedoria Mais Verde), em parceria com o Instituto Soka Amazônia, o Centro de Sementes Nativas do Amazonas (CSNAM), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Prefeitura Municipal de Manaus, a empresa Rymo da Amazônia, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (ARPEN/AM) e a Vara Especializada do Meio Ambiente (VEMA)

Tal ação de humanização ambiental faz parte das iniciativas educacionais de seus idealizadores, que plantam e mantêm as mudas plantadas na região e oferecem palestras sobre o assunto.

A ideia é colaborar para a ampliação das áreas verdes da cidade, envolvendo a população nesse processo desde a infância.

Academia Ambiental

Estudantes e professores sentindo junto à
natureza a importância da educação ambiental

Na Academia Ambiental, estudantes da rede pública de ensino têm acesso à Educação Ambiental nas dependências do Instituto Soka Amazônia, numa experiência que mistura conhecimento sobre conservação, manejo da biodiversidade e interação com o meio ambiente.

As visitas são acompanhadas pelos pesquisadores do Instituto Soka Amazônia.

Desde seu início o programa já teve a participação de milhares de estudantes do ensino fundamental de muitas das escolas de Manaus e da Região.

Além disso, professores e universitários de instituições de ensino públicas e privadas brasileiras e estrangeiras, bem como cientistas participam, cada um a seu modo, da Academia Ambiental e dos demais projetos.

Memorial Vida

Uma árvore para cada vítima fatal da Covid 19

É tristemente sabido que não há palavra capaz de confortar plenamente as famílias que tiveram perdas provocadas pela Covid 19. O projeto Memorial Vida, que vem sendo executado pelo Instituto Soka Amazônia é uma homenagem póstuma a cada vítima fatal em nosso país, e conta com o apoio de muitos, em especial várias empresas parceiras e da própria Igreja Católica do Amazonas, que se integraram sem vacilo nesse desafio.

De todas as partes temos recebido manifestações de apoio e oferta de ajuda nesse imenso plantio.

Trata-se de uma daquelas missões que preferiríamos não estar cumprindo, mas que cumprimos com muito respeito por cada uma das vidas perdidas.

Manaus Te Quero Verde

Estímulo para que jovens adquiram o hábito de plantar árvores

A campanha Manaus Te Quero Verde, à qual o Instituto se uniu em 2021, é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação da capital amazonense e não se limita ao plantio de determinado número de árvores.

Sua principal meta é estimular jovens a adquirirem o hábito de plantá-las.

A ousada meta é de 10 novas árvores para cada aluno matriculado na rede municipal de ensino, o que significa que pode chegar até ao expressivo número de 2 milhões de novas árvores, que contribuirão para a neutralização da marca negativa que Manaus ostenta de cidade mal arborizada.

O que está sendo realizado é um trabalho em que todos colaboram, cada um desempenhando o seu papel. Pensando nos jovens, não se trata de um programa formal de treinamento, mas eles, tendo participado das atividades, acabam assimilando não só a técnica do plantio como –e esse é o pedaço mais valioso– adquirem o gosto por plantar árvores e ficam sabendo muito bem o que plantar, onde plantar, como plantar.

Semear

Mais de mil árvores plantadas afastam o risco de extinção

No projeto Semear, (2016/2019) o Instituto Soka Amazônia trabalhou em duas frentes. Na primeira, em parceria com a Panasonic do Brasil e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve o plantio de cerca de 1.000 árvores no entorno do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Muitas dessas mudas eram de espécies ameaçadas de extinção e isso representou mais um passo na recuperação ambiental de toda uma vasta área de Manaus.

A segunda área é aquela que fica nas adjacências do Igarapé do Mindu, que em seus 22 quilômetros de extensão cruza a capital. Além de vários bairros, é ali que se localiza o Golf Club Manaus, onde houve o outro plantio.

Embora com águas puras e cristalinas em sua nascente, o Igarapé do Mindu está seriamente comprometido e um projeto público está em execução para sua revitalização, tendo como meta transformá-lo de fato no Corredor Ecológico Urbano criado por Decreto Municipal em outubro de 2007.

Mindu: morte e vida do maior igarapé de Manaus

Símbolo de lazer da população manauara nas décadas de 1940 e 1950, não é segredo para ninguém que o conhecido Igarapé do Mindu está poluído em praticamente toda a sua extensão.

Entre em contato
com o Instituto
Soka Amazônia

Endereço

Instituto Soka Amazônia
R. Des. Anizio Jobim, 980 -
Colônia Antônio Aleixo,
Manaus – AM, CEP 69008-450, Brasil

WhatsApp / Telefone

+55 92 3030-3549

Email

institutosoka@institutosoka-amazonia.org.br

Se preferir, preencha
o formulário abaixo