João Carlos, diretor ambiental do Instituto Soka participa de painel
A 30ª Conferência das Partes (COP30) começou oficialmente no dia 10 de novembro, em Belém (PA), reunindo líderes e organizações para discutir políticas que enfrentem as mudanças climáticas. Entre os participantes, marcam presença a SGI, a BSGI e o Instituto Soka Amazônia, reforçando seu compromisso com a construção de um futuro sustentável.
Antes da abertura, o seminário pré-COP30, realizado em 8 de novembro em Ananindeua, celebrou os 25 anos da Carta da Terra. O evento contou com a palestra de Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Humanitários da SGI, no painel “Democracia, Não-Violência e Paz”. Para saber mais, clique aqui.
Já na manhã de 11 de novembro, o Instituto Soka Amazônia participou do painel “Ética e fé na transformação da ação climática comunitária, nacional e global”, representado por João Carlos, diretor ambiental da instituição. O debate abordou como referenciais éticos podem impulsionar mudanças nos estilos de vida, enfrentar causas estruturais, garantir direitos humanos, viabilizar financiamento climático e promover solidariedade intergeracional — caminhos essenciais para soluções restauradoras e voltadas à paz.
Os convidados compartilharam ações concretas realizadas em diferentes regiões do mundo. Em sua fala, Keith Runyan, secretário-geral da Quaker Earthcare Witness, por exemplo, destacou: “Vivemos em um mundo escuro, mas agora é o momento de mudarmos com coragem, esperança e amor entre as pessoas. Podemos inspirar as pessoas com as nossas transformações.”
Representando o Instituto Soka Amazônia, João Carlos agradeceu a oportunidade de apresentar iniciativas e trocar experiências. Ele destacou a Academia Ambiental, programa que já beneficiou mais de 20 mil estudantes de escolas públicas de Manaus com aulas imersivas de educação ambiental na Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda.
Encerrando sua participação, João citou uma frase do fundador do Instituto Soka Amazônia, Dr. Daisaku Ikeda: “A floresta amazônica é a grande terra-mãe que ensina a paz, a harmonia e a coexistência ao homem.”
Perdeu o painel?
Acesse o Instagram do Instituto e assista na íntegra.
Acompanhe mais detalhes sobre a COP30 e a participação do Instituto Soka Amazônia em nossas redes sociais: @institutosoka.amazonia e @brasilseikyo e nos sites https://institutosoka-amazonia.org.br/ e https://www.brasilseikyo.com.br/
Instituto Soka Amazônia na COP30
Leia mais:
Futuro sustentável é possível. Durante o seminário pré-COP 30, leia palestra de Nobuyuki Asai, diretor de Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Humanitários da Soka Gakkai Internacional (SGI).
“Mobilizando a solidariedade global para enfrentar os desafios da crise climática”. Declaração da SGI focada nas questões globais.
Vídeo 360º do Instituto na pré Cop 30
Durante o seminário pré-COP#), realizado em 8 de novembro, os participantes puderam assistir a um vídeo em tecnologia 360º que apresentou as iniciativas do Instituto voltadas à educação ambiental, ao reflorestamento e à preservação da biodiversidade.
A missão do Instituto Soka Amazônia
Com sede em Manaus (AM), o Instituto Soka Amazônia se destaca por suas ações em defesa da floresta, com foco na educação ambiental e no engajamento comunitário.
Entre suas iniciativas estão projetos educativos com estudantes, que promovem o contato direto com a natureza por meio de trilhas ecológicas, oficinas e campanhas de sensibilização. A valorização da cultura amazônica também é central, integrando saberes tradicionais como ferramentas para a preservação ambiental.
O Instituto atua com a convicção de que conhecer a floresta é o primeiro passo para protegê-la, assim como orienta o fundador, Dr. Daisaku Ikeda
Visite o canal do Instituto no Youtube. Clique aqui.
Acompanhe nosso Instagram

