RPPN Dr. Daisaku Ikeda

Unidade de Conservação Sustentável

52 hectares de mata preservada diante do majestoso Encontro das Águas dos rios Negros e Solimões, em Manaus

Esse cenário descreve a Reserva Particular do Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, uma unidade de Conservação que desempenha um papel inestimável na preservação da fauna e flora nativas e na proteção do patrimônio natural e arqueológico da Amazônia.

Uma histórica recuperação florestal

Criada no início da década de 1990, na Reserva veio sendo realizando contínuo trabalho de enriquecimento florestal e conservação ambiental. Desde 1995, com o reconhecimento como RPPN pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a unidade de conservação ganhou caráter de perpetuidade na proteção da biodiversidade, tornando-se um polo de atividades e educativas e de pesquisa da Amazônia. Mais de 20 mil árvores foram plantadas com apoio da comunidade.

Alvo de Pesquisas Científicas

A diversidade de espécies nativas, microclimas e relevância arqueológica da Reserva, atrai a atenção de pesquisadores interessados em estudar esses ecossistemas. Para solicitar aprovação de pesquisa na Reserva, envie mensagem para: tamy@institutosola-amazônia.org.br

Escolas, empresas e público interessado em conhecer um pouco mais sobre a Amazônia por meio turismo ecológico de c pedagógico, podem agendar visitas às Trilhas Educativas guiadas na Reserva.

O que é visto nas Trilhas Educativas

Ponto de Encontro de Observadores de Aves

A RPPN Dr. Daisaku Ikeda é um dos principais locais na Amazônia cadastrado na plataforma e-Bird ( de observação de aves). Novas listas de espécies avistadas na Reserva são cadastradas a cada Passarinhada (caminhada para observação de aves) promovidas pelo projeto Vem Passarinhar Manaus, um parceria do Instituto Soka e Universidade do Estado do Amazonas.

Arqueologia na Amazônia

A Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda está situada em uma região de notável importância arqueológica. Desde 2001, a Reserva também é reconhecida como Sítio Arqueológico Dr. Daisaku Ikeda, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda

Tesouros do passado
continuam sendo pesquisados