Daisaku Ikeda

Pela coexistência harmoniosa entre homem e natureza

“A Amazônia é o tesouro maior do mundo, é onde resplandece a luz da vida, onde ecoa a contínua canção da vida. Quando a Amazônia adoece, o planeta agoniza; quando a Amazônia chora, a Terra se desespera; e quando a Amazônia bater suas asas, a humanidade poderá voar altivamente.“

 

Daisaku Ikeda (1928–2023) foi um filósofo budista, construtor da paz, educador, autor e poeta que dedicou a sua vida a promover uma cultura de paz duradoura através do diálogo. 

Foram mais de sete décadas de atuação incansável em defesa do diálogo como um meio central para enfrentar os desafios globais. Ikeda foi um grande incentivador da criação da Carta da Terra, documento que propõe princípios éticos fundamentais para uma sociedade global justa e sustentável.  Por quase três décadas (de 1983 a 2022,) enviou, anualmente Propostas de Paz à Organização das Nações Unidas, propondo reflexões e soluções às questões fundamentais para a humanidade, como desarmamento, combate a foto, meio ambiente, direitos humanos e educação humanística. 

Ikeda foi fundador de várias instituições internacionais com  enfoque na paz, cultura, educação e meio ambiente, ele  entre as quais:  Soka Gakkai International (SGI); Toda Peace Institute, originalmente Toda Institute for Global Peace and Policy Research (1996); Fundação Makiguchi para a Educação (1995); Centro Ikeda para Paz, Aprendizagem e Diálogo, originalmente Centro de Pesquisa de Boston para o Século 21 (1993); Casa da Literatura Victor Hugo (1991); Museu de Arte Fuji de Tóquio (1983); Associação de Concertos Min-On (1963); e o Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (1992), atual Instituto Soka de Estudos e Pesquisas Ambientais da Amazônia – Instituto Soka Amazônia.

Relação Especial com a Amazônia

Embora nunca tenha visitado pessoalmente a Amazônia, Ikeda manifestou em diversas ocasiões seu profundo sentimento pela região. 

Esse interesse culminou na criação do Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (Cepeam), cujas atividades tiveram início na década de 1990 .

Com o estabelecimento da  Reserva Particular de Patrimônio Natural, a a atual RPPN Dr. Daisaku Ikeda e sede do Instituto Soka Amazônia, na região do Encontro das Águas em Manaus, a cristalização do ideal de Ikeda de proteção da Amazônica, com ações efetivas e permanentes, se realizou.

Por seus préstimos ao meio ambiente e a Amazônia, Ikeda recebe uma série de homenagens como os títulos de Doutor Honorário do Instituto Federal do Amazonas (2010); Medalha da Ordem do Mérito Jurídico (2018); Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas (2019), Academia Amazonense de Letras.