“A Amazônia é o tesouro maior do mundo, é onde resplandece a luz da vida, onde ecoa a contínua canção da vida. Quando a Amazônia adoece, o planeta agoniza; quando a Amazônia chora, a Terra se desespera; e quando a Amazônia bater suas asas, a humanidade poderá voar altivamente.“
Daisaku Ikeda
Daisaku Ikeda (1928–2023) foi um filósofo budista, construtor da paz, educador, autor e poeta, por mais de sete décadas dedicou-se incansavelmente pela defesa o diálogo como um meio central para enfrentar os desafios globais.
Grande incentivador da criação do documento Carta da Terra, que propõe princípios éticos fundamentais para uma sociedade global justa e sustentável, por quase quatro décadas enviou, anualmente, Propostas de Paz anuais à Organização das Nações Unidas (ONU), compartilhando reflexões soluções às questões fundamentais para a humanidade, como desarmamento, combate a foto, meio ambiente, direitos humanos e educação humanística.
Fundou instituições internacionais dedicadas paz, cultura, educação e meio ambiente, como : a Soka Gakkai International (SGI); Toda Peace Institute, originalmente Toda Institute for Global Peace and Policy Research (1996); Fundação Makiguchi para a Educação (1995); Centro Ikeda para Paz, Aprendizagem e Diálogo, originalmente Centro de Pesquisa de Boston para o Século 21 (1993); Casa da Literatura Victor Hugo (1991); Museu de Arte Fuji de Tóquio (1983); Associação de Concertos Min-On (1963); e o Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (1992), atual Instituto Soka de Estudos e Pesquisas Ambientais da Amazônia – Instituto Soka Amazônia.
Embora não tenha visitado pessoalmente a região amazônica, Ikeda manifestou em diversas ocasiões profundo sentimento pela Amazônia.
Esse interesse culminou na criação do Centro de Pesquisas e Estudos da Amazônia (Cepeam), cujas atividades tiveram início na década de 1990 .
Com a instauração da Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, na região do Encontro das Águas em Manaus, o ideal do senhor Ikeda pode ser cristalizado em projetos e iniciativas promovidas pelo Instituto Soka.
Daisaku Ikeda recebeu de instituições amazônicas títulos e homenagens como: Doutor Honorário do Instituto Federal do Amazonas (2010); Medalha da Ordem do Mérito Jurídico (2018); Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Amazonas (2019). Ikeda é Membro Correspondente da Academia Amazonense de Letras.