Instituto Soka Amazônia

Academia Ambiental Soka é certificada como Sala Verde pelo Ministério do Meio Ambiente

O programa Academia Ambiental do Instituto Soka Amazônia acaba de ter mais um reconhecimento como instrumento de construção de consciência e ação para proteção do meio ambiente: a certificação como Sala Verde do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

A iniciativa reconhece os centros de informação e formação ambiental selecionados que atendem às diretrizes prioritárias do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. As Salas Verdes devem atender também os princípios da Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) que preconiza a compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.

Para Jean Dinelli Leão, coordenador da Divisão de Educação Ambiental do Instituto Soka, receber o certificado do programa Salas Verdes é um reconhecimento da trajetória de 10 anos do Instituto Soka Amazônia na promoção da Educação Ambiental na região amazônica.

“Essa certificação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, com os ODS e a Carta da Terra, ampliando o impacto das nossas ações junto a estudantes, comunidades e parceiros”.

Em operação há quase uma década, o programa Academia Ambiental vem colhendo resultados significativos com sua didática imersiva e humanista. Mais de 20 mil estudantes da rede publica de Manaus já passaram pelo programa.

Por meio de trilhas educativas na Reserva Particular de Patrimônio Natural Daisaku Ikeda, a Academia Ambiental permite que estudantes da rede pública de Manaus aprendem de maneira imersiva sobre ecologia, biodiversidade, rios e história da Amazônia de maneira imersiva.

O programa também estimula nos alunos a cidadania planetária baseada nos valores e princípios da Carta da Terra e na visão do fundador do Instituto, o pacifista Daisaku Ikeda, de coexistência harmônica entre ser humano e natureza.

A educação ambiental, de acordo com o PNEA, é componente essencial e permanente da educação do País, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

Jean Dinelli Leão, coordenador da Divisão de Educação Ambiental do Instituto Soka Amazônia

INSTITUTO SOKA AMAZÕNIA – Qual a importância de receber o certificado do programa Salas Verdes?

JEAN DINELLI LEÃO Ser  Sala Verde reafirma nossa missão e amplia nossas possibilidades de cooperação para um futuro sustentável.

Ao longo da última década, temos promovido iniciativas transformadoras, como o programa Academia Ambiental e de visitação da RPPN Dr. Daisaku Ikeda para vários públicos, fortalecendo a conscientização socioambiental

INSTITUTO SOKA – Qual o diferencial educativo da Academia Ambiental?

JDL – Acredito que o grande diferencial da Academia Ambiental Soka está em sua experiência imersiva, que vai além da simples transmissão de conhecimento. O Instituto promove um ambiente harmonioso e inspirador, onde os participantes não apenas aprendem sobre o meio ambiente, mas interagem profundamente com a natureza, desenvolvendo uma conexão genuína com a Amazônia.

INSTITUTO SOKA – A prática acontece apenas na Reserva Ambiental?

JDL – Na verdade, a jornada com os alunos e professores começa antes mesmo da visita à RPPN Dr. Daisaku Ikeda, com uma palestra sobre sustentabilidade, preparando os alunos para uma vivência ainda mais significativa. No campo, a experiência se transforma em um processo de aprendizado, reflexão, empoderamento e ação, incentivando cada participante a se tornar um agente de mudança e liderança para o futuro da Amazônia.

INSTITUTO SOKA AMAZÕNIA – A mensagem da Academia Ambiental Soka alcança quais públicos?

JDL – Além dos alunos, impactamos também os educadores, pais e voluntários que participam dessa experiência transformadora. Muitos professores compartilham relatos inspiradores e demonstram o desejo de trazer seus próprios filhos e familiares para vivenciarem essa conexão com a natureza.

INSTITUTO SOKA – Como é o impacto em termos de aprendizado deste programa?

JDL – Os alunos criam um vínculo muito forte com o Instituto que fazem questão de repetir a visita, reforçando seu compromisso com a preservação ambiental. Para os pais, a transformação é visível.

Recebemos relatos de pais que, após a experiência, os filhos passaram a enxergar a natureza de uma nova forma, despertando interesses como fotografia ambiental, cursos na área e mudanças no estilo de vida.  É gratificante receber esse feedback de pais dos pais de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

INSTITUTO SOKA – O programa conta com a participação de voluntários. Como é a experiência para eles?

JDL – Os voluntários descrevem um profundo sentimento de gratidão, por fazerem parte de um movimento que não apenas educa, mas também inspira e fortalece uma rede de pessoas comprometidas com o futuro da Amazônia.

 Esse impacto coletivo reforça o propósito da Academia: despertar a consciência socioambiental e transformar realidades através da educação.

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