Neste aniversário da nossa BSGI, nada melhor do falar das flores que por assim dizer fazem parte de nossa história
O ipê amarelo que decora a entrada do prédio da Sede Central da BSGI em São Paulo, é alvo de muita admiração por todos os transeuntes que por ali passam. Mesmo quem não conhece sua história se deslumbra com sua majestade, pois ela é a testemunha viva de uma histórica visita à Organização. Ainda em sua fase quase embrionária, essa árvore protagonizou um evento emblemático, eternizou a quarta visita ao Brasil do presidente da SGI, o dr. Daisaku Ikeda que foi quem realizou seu plantio no jardim do antigo Centro Cultural da BSGI. Posteriormente, quando da construção do prédio da Sede Central, a árvore foi cuidadosamente replantada no atual berço.
A eficiência e o dinamismo do dr. Ikeda
Uma das pessoas presentes ao evento, a atual coordenadora educacional da BSGI, Sonia Kato, contou que ninguém imaginava, à época, a eficiência e o dinamismo do dr. Ikeda. “Foi realmente espantoso ver a agilidade e destreza com que o dr. Ikeda realizou o plantio. Era uma manhã clara e ensolarada. Eu segurava um balde com terra e outra pessoa o regador. Jovial e bem humorado, ele chegou, cumprimentou a todos, pegou a pá e, num piscar de olhos, já estava feito! ”, exclamou Sonia. Segundo ela, quem lá estava sentiu-se parte daquele instante e a alegria que resultou daquele simples plantio foi contagiante. Ainda hoje, é impossível olhar para essa árvore e não se alegrar.
Porquê o ipê
A escolha da espécie é óbvia, pois é impossível não a compreender: frondosa, magnífica, majestosa, dominando o céu azul que lhe serve de moldura. Sua presença ocorre em todos os sistemas do Brasil e, suas flores de um amarelo cintilante, ao deitarem ao solo verde, remetem à bandeira nacional. Não é à toa que o ipê amarelo, é vista como árvore símbolo do Brasil.
A presença de membros da BSGI da Amazônia naquela cerimônia foi mais um fator a ser acrescido à escolha dessa espécie, já que se trata de uma árvore que ocorre em praticamente toda a imensa floresta amazônica. Na Sede Central da BSGI, a cada florada anual, ela é alvo da admiração e do respeito de todos que por ali passam.