Luciano Nascimento
Diretor-Presidente do Instituto Soka Amazônia
Concluímos com alegria e esperança o ano do 10º aniversário do Instituto Soka Amazônia ao lado de inúmeros amigos e parceiros, que possibilitam os avanços das nossas ações em prol da proteção do meio ambiente e de um futuro mais justo e sustentável para o Planeta.
2024 foi um ano desafiador e considerado o ano mais quente já mensurado. De norte a sul, os severos efeitos das mudanças climáticas foram sentidos por todo o Brasil, mostrando quanto é necessária a reconciliação do ser humano com a natureza e mudanças de comportamentos perante o meio ambiente. Proteger nossas florestas, passou a ser uma missão de todos.
Em resposta a esses desafios, e sempre envolvendo a comunidade e parceiros, o Instituto promoveu ações para proteção da biodiversidade e dos patrimônios naturais e históricos da Amazônia e levou solidariedade e apoio às comunidades ribeirinhas impactadas pela seca. As atividades de educação ambiental e de difusão de conhecimento científico se somaram ao incentivo às lideranças jovens pela sustentabilidade e cidadania global.
Convidamos a todos a visitar os resultados de todas essas ações estão registrados no Relatório Anual de Atividades a seguir.
2025 é o ano da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30) na Amazônia e marca uma década do lançamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Mais do que nunca, nossa “mãe terra” clama por ações concretas.
Cada gota que forma os caudalosos rios também move esperança e mudanças. Acreditamos que a união de todos faz a diferença na proteção da Amazônia.
Por isso, nós, do Instituto Soka, continuaremos os esforços de conectar vidas e promover consciência e ações para garantir um futuro mais sustentável para todos.
Manifestamos nossa gratidão a todos que se somam a nós nessa nobre missão.