Instituto Soka Amazônia participa da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Belém
O Instituto Soka Amazônia participou, nos dias 2 e 3 de junho, da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), realizada em Belém, no Pará.
Com o tema “Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, o evento reuniu mais de 2 mil participantes, entre estudantes, educadores, lideranças comunitárias e representantes de instituições públicas e da sociedade civil.
A conferência integrou as ações da Semana do Meio Ambiente, reforçando a importância da participação cidadã — especialmente de crianças e adolescentes — na construção de políticas públicas voltadas à justiça climática e à sustentabilidade. A programação buscou estimular o protagonismo infantojuvenil e contribuir com as pautas da COP30, que também será realizada em Belém.
Durante o evento, o Instituto Soka Amazônia marcou presença com a exposição “Sementes da Esperança e Ação – Tornando os ODS uma Realidade”, convidando o público a refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a importância do engajamento individual e coletivo na construção de um futuro mais justo e sustentável.
Sobre a Conferência Nacional
A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente mobiliza escolas de todo o Brasil com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para desenvolver jornadas pedagógicas em defesa da justiça climática. Diante das urgências impostas pelas mudanças no clima, a iniciativa promove o diálogo e o fortalecimento da Educação Ambiental.
As comunidades escolares participam do processo por meio de pesquisas e da produção de conhecimento voltados à adaptação dos territórios, contribuindo para a construção de escolas mais sustentáveis, resilientes e comprometidas com a equidade, a inclusão e a diversidade.
O processo começa com a preparação nacional, que envolve a elaboração de materiais e a mobilização das comissões estaduais. A etapa central é a conferência nas escolas, momento em que alunos e educadores desenvolvem projetos e reflexões. De forma opcional, podem ser realizadas conferências regionais ou municipais para aprofundar os debates.
Na conferência estadual, são selecionadas as delegações e propostas que participarão da conferência nacional — o ponto alto de toda a jornada. Após o evento, as delegações retornam às suas comunidades escolares para implementar os projetos e fortalecer o engajamento ambiental local.
