Em 18 de setembro, o Instituto Soka Amazônia realizou uma edição do Balanço Ético Global (BEG) na Escola Municipal Francisca Góes. A atividade ocorreu reuniu 59 participantes, entre eles representantes de empresas de EcoGaia, Tutiplast, Super Terminais e Viston, além de alunos e funcionários da escola de ensino fundamental e médio, a equipe do Instituto Soka, voluntários, e representante do Instituto Sumaúma e a secretária de Meio Ambiente do Careiro da Várzea, Lúcia Costa.
A programação foi aberta com a apresentação dos participantes e uma fala institucional sobre a importância do evento e da parceria com a escola. Após a introdução, foi explicado o funcionamento da atividade, organizada em cinco grupos de, em média, onze pessoas cada.
Os grupos foram convidados a refletir e produzir materiais criativos a partir de cinco perguntas norteadoras baseadas na Carta da Terra:
- Por que tantas vezes negamos ou ignoramos o que a ciência e os saberes tradicionais dizem sobre a crise climática, e compartilhamos ou compactuamos com a desinformação, mesmo sabendo que vidas estão em risco?
- Por que continuamos com modelos de produção e consumo que prejudicam os mais vulneráveis e não estão alinhados à Missão 1.5°C?
- O que podemos fazer para garantir que os países ricos, grandes produtores e consumidores de combustíveis fósseis, acelerem suas transições e contribuam com o financiamento dessas medidas nos países mais vulneráveis?
- Que tradições, histórias ou práticas (culturais, espirituais) da sua comunidade nos ensinam a viver em maior equilíbrio com a natureza?
- Considerando que precisamos garantir a diversidade no coletivo, como podemos mobilizar mais pessoas, lideranças, corporações, empresas e nações para apoiar mudanças justas e éticas no combate à crise climática? Que ideias e valores poderiam nos inspirar nessa missão?
Durante a dinâmica, foram elaborados poesias, frases, áudios e desenhos, representando as vivências e perspectivas de cada grupo sobre os desafios e soluções relacionados à crise climática. Todo o material produzido será registrado na plataforma GOV, contribuindo para o levantamento de dados e fortalecimento das ações globais do BEG.
O que é BEG?
BEG é uma iniciativa da @COP30noBrasil,que promove diálogos éticos em comunidades de todo o mundo. Nosso diálogo foi inspirado na Carta da Terra. Por meio de rodas de conversa, dinâmicas e produções criativas, os participantes compartilham ideias, experiências e soluções para uma sociedade mais justa, sustentável e em equilíbrio com a natureza.
A missão do Instituto Soka Amazônia
Com sede em Manaus (AM), o Instituto Soka Amazônia se destaca por suas ações em defesa da floresta, com foco na educação ambiental e no engajamento comunitário.
Entre suas iniciativas estão projetos educativos com estudantes, que promovem o contato direto com a natureza por meio de trilhas ecológicas, oficinas e campanhas de sensibilização. A valorização da cultura amazônica também é central, integrando saberes tradicionais como ferramentas para a preservação ambiental.
O Instituto atua com a convicção de que conhecer a floresta é o primeiro passo para protegê-la, assim como orienta o fundador, Dr. Daisaku Ikeda
Visite o canal do Instituto no Youtube. Clique aqui.
Acompanhe nosso Instagram


