Um grupo de gestores de escolas municipais da zona leste de Manaus participaram, nesta terça-feira (20), da reunião de planejamento do programa Academia Ambiental para o segundo semestre de 2023. O programa atende semanalmente turmas de alunos da rede municipal de ensino.
Durante o encontro , os educadores conhecerem os detalhes do programa e assistiram à palestra da coordenadora da Divisão de Pesquisas Científicas do instituto, Tamy Kobashikawa, sobre as possibilidades da aplicação da Carta da Terra na educação.
A pesquisadora e especialista em Educação, relembrou que na Semana do Meio Ambiente o Instituto Soka Amazônia tornou-se a primeira organização amazônica filiada à Carta da Terra Internacional, passando a ser uma divulgadora oficial de seus princípios.
Ponderando sobre os grandes desafios ambientais e sociais que a humanidade enfrenta, Tamy avaliou que esses efeitos são a ponta de um iceberg e que a origem real desses problemas é mais profunda e está relacionada aos nossos valores e visão de mundo.
“A Carta da Terra, nesse sentido, é uma bússola ética que pode nos guiar para soluções e está diretamente sintonizada aos objetivos que o Instituto declara em seu slogan ‘plantando sementes de uma nova consciência no coração das pessoas'”, afirmou.
Apesar de a Carta da Terra tratar de integridade ecológica, justiça social e democracia e não-violência, Tamy ressalta que, de maneira sistêmica, todos esses assuntos convergem para o eixo central que é o respeito e cuidado para com a comunidade da vida que inclui o ser humano, a natureza e sua biodiversidade. “Em resumo, somos a natureza”, declara.
A coordenadora convidou os educadores a conhecer a exposição “Sementes da Esperança e Ação”, disponível no Instituto e que já foi levada para outros espaços educativos, destacando-a como um instrumento importante para formação de cidadãos planetários, conscientes de seu papel no mundo.
O coordenador da Divisão de Educação Socioambiental do Instituto Soka, Jean Dinelly Leão, esclareceu que as aulas da Academia Ambiental são uma forma prática de aplicar a Carta da Terra.
“O modelo de educação proposto aqui é o experiencial, onde os alunos são incentivados a experimentar, manipular e observar os fenômenos da natureza enquanto visitam as instalações do Instituto e a RPPN Dr. Daisaku Ikeda. Acredito que refletir sobre suas experiências, torna o aprendizado muito mais estimulante”.
Programa educativo oferece aulas ao ar livre para estudantes de escolas públicas e privadas na Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda, em frente ao Encontro das Águas, e conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ocas do Conhecimento Ambiental e o apoio de voluntários e empresas da região.
Mais informações do programa estão disponibilizadas em um site-piloto. Clique para acessar.