52 hectares de mata preservada diante do majestoso Encontro das Águas dos rios Negros e Solimões, em Manaus
Esse cenário descreve a Reserva Particular do Patrimônio Natural Daisaku Ikeda, uma unidade de Conservação que desempenha um papel inestimável na preservação da fauna e flora nativas e na proteção do patrimônio natural e arqueológico da Amazônia.
Uma histórica recuperação florestal
Criada no início da década de 1990, a Reserva teve seu reconhecimento pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) em 1995, ganhando caráter de perpetuidade na proteção da biodiversidade e como polo de atividades e educativas e de pesquisa da Amazônia.
Desde sua criação, vem sendo realizado na Reserva contínuo trabalho de enriquecimento florestal e conservação ambiental. Foram mais de 20 mil árvores com apoio da comunidade. Veja entrevista com o doutor em Botânica, Jomber Chota Inuma, que acompanhou esse trabalho.
Linha do Tempo
Decada 1990
Atendendo ao ideal do pacifista Daisaku Ikeda, de contribuir com a proteção da integridade ecológica da Amazônia, a associação Brasil SGI adquire propriedade na região do Encontro das Águas, em Manaus.
1992
Logo após Cúpula da Terra - Rio92 - foi delineada a criação de núcleo dedicado conservação ambiental e pesquisa na Amazônia, com apoio da Soka GakkaiI Internacional.
1993
Criado o Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (Cepeam/BSGI) que estabelece convênio com Centro de Pesquisa Ecológicas e do Meio Ambiente da Universidade Soka (Cepeus).
1993 - 1994
Os primeiros anos foram dedicados a estudos topográficos da Reserva e criação de trilhas de acesso terrestre na área de mata degradada.
1993 - 1994
Antes abertura de trilhas o acesso à Reserva era feito principalmente por barco.
1994
26 de junho - Inaugurada a primeira sede Administrativa do Centro Ecológico às margens do Rio Negro, proximo da Ponta das Lajes.
1995
12 de julho - oficializada a criação da Reserva Particular de Patrimônio Natural - RPPN Nazaré das Lajes e Lajes, com caráter perpétuo de unidade de conservação. A Reserva teve nome alterado em 2016, em homenagem ao pacifista Daisaku Ikeda.
1996
Intensificado plantios de recomposição florestal na Reserva com participação de voluntários da BSGI.
1997
Primeiro inventário florístico da Reserva.
1999
Conferência Internacional Amazônia no Terceiro Milênio realizda por SGI, Cepeam/BSGI, INPA e IPAAM.
2001
Inaugurada nova Sede, contendo Laboratório de Sementes, Auditório e Mirante.
2001
Após localização de urna funerária indígena, área da Reserva é classificada como Sítio Arqueológico Daisaku Ikeda, pelo IPHAN.
2014
É fundado o Instituto Soka Amazônia, organização sem fins lucrativos que herda o trabalho do Cepeam, tornando-se responsável pela gestão da RPPN Daisaku Ikeda e pela promoção de atividades de educação ambiental, apoio à pesquisa científica e proteção da biodiversidade amazônica. Inicialmente chamado Instituto Soka Cepeam e, posteriormente, Instituto Soka Amazônia.
2014
Firmando Termo de Cooperação Técnica com o INPA. Início da realização conjunto do Seminário Águas da Amazônia.
2016
Alterado nome da Reserva para RPPN Dr. Daisaku Ikeda (Ofício nº 100/2016-DIMAN/ICMBio), em homenagem ao filósofo e pacifista Dr. Daisaku Ikeda
2016
Início da atividade de Viveiro Florestal com capacidade de produção média anual de 20 mil mudas de árvores nativas.
2017
Oficializado o Plano de Manejo da RPPN Daisaku Ikeda no ICMBio. Documento estabelece diretrizes de manejo e uso da Reserva para garantir o seu caráter perpétuo de unidade de conservação sustentável.
2017
Início do projeto Sementes da Vida, parceria com TJ-AM e Arpen. A cada criança nascida Maternidade Moura Tapajós, em Manaus, uma árvore plantada.
2017
Início do programa Academia Ambiental que atende estudantes da rede municipal de ensino com atividades de educação ambiental
2020
Atividades presenciais do programa Academia são interrompidas, por conta da Pandemia Covid-19
2020
Árvores são plantadas em homenagem às vítimas da Covid-19, em Manaus e outras cidades amazônicas. A iniciativa recebe o nome de Memorial Vida.
2021-2022
Modalidade virtual do programa Academia Ambiental, beneficia mais de 13 mil estudantes, no período da pandemia COVID-19.
2022
Inaugurada a exposição Sementes da Esperança e Ação: Tornando os ODS uma realidade, em espaços públicos na cidade de Manaus.
2023
O Instituto Soka Amazonia torna-se a primeira organização amazônica filiada à Carta da Terra Internacional.
2023
Dia 15 de novembro, falece o fundador do Instituto Soka Amazônia, Dr. Daisaku Ikeda
2024
O Instituto Soka Amazônia completa o seu 10º Aniversário de existência.
2024
Instituto Soka Firma parceria com Universidade Soka da América.
Thursday, August 31, 2018
Thursday, August 29, 2018
Thursday, August 28, 2018
Thursday, August 28, 2018
Thursday, August 28, 2018
Múltiplos conhecimentos em uma paisagem única
A localização da RPPN, em frente ao Encontro das Águas torna esta paisagem única e significativa, reunindo grande diversidade de espécies nativas e microclimas e relevância histórica e arqueológica. Acesse base de dados sobre biodiversidade e estudos sobre a Reserva.
A Reserva está entreos principais locais de Manaus para observação de aves e cadastrado na plataforma e-Bird. Caminhadas para Observação de Aves são promovidas pelo projeto Vem Passarinhar Manaus, um parceria do Instituto Soka e Universidade do Estado do Amazonas.
Visitas e Trilhas Educativas
Escolas, empresas e interessados em conhecer a RPPN Daisaku e participar de trilhas educativas pela Reserva.
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.OkNão