Instituto Soka Amazônia recebeu, nesta quarta-feira (12), comitiva de professores da Universidade Soka Japão com o intuito de avançar nas tratativas de novo projeto: a criação do curso de graduação Tecnologia Verde, a ser ofertado pela universidade japonesa a partir de 2026.

Participaram do encontro os professores Shinjiro Sato, da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Soka (Japão) e Shinichi Akizuki, do Centro de Pesquisas de Engenharia Plâncton da universidade, e a vice-chefe de divisão de Assuntos Internacionais, Sra. Yuka Ueda.

Para o novo curso de graduação está prevista a oferta de treinamento de curta duração na Amazônia, com o apoio do Instituto Soka. A iniciativa foi anunciada pelo reitor da Universidade japonesa em visita recente ao Brasil.
Professor Sato, que ministrou aulas de Ciências do Solo para alunos do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) nas cidades de Manaus/AM e Presidente Figueiredo/AM nas duas edições do Workshop de Ciências Práticas e Educação Ambiental, explicou a importância dessa experiência e vivência da realidade da Amazônia para a formação dos alunos.

Para o Pesquisador, o quadro de emergências climática global exige que se caminhe para construção de sociedades carbono neutras adotando-se principalmente eficiência energética e tecnologia sustentáveis.

A vice-chefe de divisão de Assuntos Internacionais da Universidade Soka, Yuka Ueda, expressou sua emoção em conhecer o Instituto Soka Amazônia, diante do espetacular Encontro das Águas.

O curso contemplará como eixos de conhecimento: mudanças climáticas, processos de tecnologia de informação, reciclagem, segurança alimentar, inovações tecnológicas, negócios ambientais e cooperação técnica internacional.
- Mais informações sobre o curso Green Tecnology podem ser obtidas na página de Admissões.
O Instituto Soka Amazônia tem como missão contribuir para integridade ecológica da Amazônia por meio da convivência harmônica entre ser humano e natureza.
No campo da Ciência firmou Acordos de Cooperação Técnica com universidades da região amazônica – Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal de Rondonia (UNIR), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) UEA, IFAM, UNIR e INPA – e instituições internacionais da rede Soka de ensino, como Soka University of America e Soka University (Japão).