As pessoas às vezes querem saber como é o dia-a-dia do Instituto Soka Amazônia
Esta semana que está se encerrando –entre 15 e 19 de novembro– foi uma semana como tantas outras, que mostra muito bem como é o dia a dia de nossas equipes em Manaus e seu trabalho que tem como centros focais a preservação do meio ambiente e a educação ambiental.
Terça feira 16/11
Por exemplo, na terça feira foi atendido um grupo de 12 estudantes da rede pública, Escola Estadual Nelson Alves Ferreira numa daquelas típicas e enriquecedoras visitas à RPPN Dr. Daisaku Ikeda.
A propósito: dá sempre gosto ver a empolgação dos jovens com tudo o que vêm e fazem nas duas ou três horas que permanecem entre nós.
Quarta feira 17/11
No dia seguinte, o público-alvo foi outro: o departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, que desenvolve uma série de atividades voltadas para conscientização da população para os cuidados que a cidade precisa merecer de cada um. O evento também contou com a apresentação dos Garis da Alegria, um grupo muito ativo, que usa como forma de atração, recursos de música e teatro.
Recebidos no Instituto, para uma apresentação e troca de ideias, acrescentaram novos conhecimentos que vão enriquecer ainda mais o conteúdo do trabalho que realizam.
Quinta feira 18/11
Quinta feira, tempo para receber mais um grupo de 23 estudantes da Escola Municipal Edinir Telles dentro do programa Academia Ambiental, com atividades que aos poucos vão tomando seu formato tradicional, agora que as visitas presenciais estão sendo possíveis.
Sexta feira 19/11
Sexta feira, atividade externa em parceria com o Senac Cidade Nova, em um dia de trabalho dentro do tema Ações Sustentáveis e o Futuro da Humanidade.
Além de jovens aprendizes já em atividade profissional em diversas empresas, principal alvo do evento, a ideia que prevaleceu foi de incluir vários outros públicos, em especial pais e familiares dos jovens estudantes/trabalhadores.
Mais do que fazer uma palestra, como programado, os técnicos do Instituto se prepararam com o intuito de envolver cada vez mais os convidados numa causa que é de todos e que ganha cada vez maior relevância no mundo, a preservação do meio ambiente e a educação ambiental.
Sementes
Em algumas das atividades foram distribuídas sementes de Ipê Branco e Graviola, em copos de material biodegradável, que após germinar serão plantadas, georreferenciadas e incluídas num dos projetos do Instituto Soka Amazônia.
Os copos foram oferecidos por outro parceiro do Instituto, a Gaia-Eco, empresa internacional que opera em Manaus e que produz uma grande linha de produtos sustentáveis.
Nas próximas semanas
A semana que está se encerrando foi apenas mais uma como tantas outras.
Nas seguintes, mais trabalho, trabalho, trabalho.
Já programado para Dia 26, em parceria com USBEA* e o ICBEU Manaus, o Instituto Soka Amazônia participará do USBEA Month, com palestra sobre o mesmo tema: Ações Sustentáveis e o Futuro da Humanidade e, também, a distribuição de 200 mudas de árvores nativas.
Segundo a equipe do ICBEU Manaus, via publicação em sua página do Facebook,
“A edição 2021 do USBEA MONTH, consiste em agradecer a natureza por tudo que ela nos proporciona e, ao mesmo tempo, colaborar para que se mantenha viva e presente em nossas vidas. Essa é a intenção dos membros do grupo Alumni Manaus na ação de distribuição de mudas para a população da cidade de Manaus, colaborando assim para que ela se torne mais verde e agradável para todos.”
*USBEA é uma organização sem fins lucrativos formada por ex-participantes e bolsistas de programas e intercâmbios patrocinados pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil e do Departamento de Estado Americano com o foco em desenvolvimento profissional, social, educacional, e cultural. A USBEA está presente em todos os estados do Brasil, possuindo uma rede vasta de participantes e profissionais engajados em suas mais diversas áreas.
.