No outono e na primavera, uma cena incrível se repete no céu: milhares de aves percorrem longas jornadas por vários países ou continentes para se reproduzir, descansar ou fugir do clima desfavorável. São as aves migratórias, quase metade das 10 mil espécies de aves conhecidas. Este movimento pode revelar informações sobre a saúde dos ecossistemas, já que mudanças nas rotas ou padrões podem sinalizar problemas ambientais.
No Brasil, algumas espécies podem migrar sem mesmo sair do país, como as tesourinhas (Tyrannus savana) viajam todos os anos do Rio Grande do Sul para a Amazônia ou para o cerrado.
Insetos são fontes essenciais de energia para a longa jornada das aves migratórias. O desmatamento, incêndios florestais e poluição atmosférica e luminosa afetam a população de insetos e ameaçam a sobrevivência e o bem-estar das aves migratórias.
As aves são essenciais na polinização e controle de pragas, e a falta de insetos prejudica essas funções do ecossistema.
Por outro lado, a superpopulação de certos insetos, sem predadores naturais como os pássaros, também pode causar surtos que prejudicam a saúde dos ecossistemas e a agricultura.
Neste ano, a campanha para o Dia Mundial das Aves Migratórias lançada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente #PNUMA traz o tema “Proteja os insetos, proteja as aves”. O objetivo é dar o alerta sobre a interconectividade desses animais e sensibilizar a sociedade para ações que mitiguem ou combatam as ameaças à sobrevivência desses animais.
Comemorado em maio e outubro, o Dia Mundial das Aves Migratórias é marcado por vários eventos ao redor do mundo. Acesse o nosso blog para saber mais ou visite www.worldmigratorybirdday.org
Como proteger insetos e aves
- Plante flores, arbustos e árvores nativas.
- Compartilhe o conhecimento sobre o papel dos insetos e aves na manutenção do equilíbrio ecológico.
- Escolha produtos orgânicos incentivando a agricultura sem pesticidas.
- Apoie leis e ações de conservação que contribuem na manutenção de habitats naturais para insetos, pássaros e outros animais selvagens.