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ENTREVISTA: Como atitudes simples e cotidianas podem mudar o planeta?

Entrevista com Dra Namrata Sharma, consultora de educação internacional

Proteger a natureza, cuidar do meio ambiente, ajudar a alcançar os famosos ODS da ONU e seguir os princípios da Carta da Terra, são temas amplamente abordados nos projetos de educação ambiental do Instituto Soka Amazônia, como as oficinas da Academia Ambiental, para estudantes da rede pública de ensino e colaboradores de empresas parceiras, e exposições como a Sementes da Esperança e Ação.

Mas, afinal, como cada individuo pode, no seu dia a dia, impactar e proteger o Planeta e os seres vivos que nele habitam?

A resposta pode estar no exercício da cidadania com visão global, por meio da educação.

A inspiradora professora doutora Namrata Sharma elucida, em entrevista, como aborda o tema Educação para Cidadania Global em várias partes do mundo.

Namrata Sharma é Economista, Mestre e PhD em Educação, professora adjunta da Universidade Estadual de Nova York e consultora em educação internacional. Suas pesquisas enfocam países de três continentes (como Índia e Japão), Europa (Reino Unido) e América (Estados Unidos).

Para ela, a cidadania global pode ser exercida de diversos modos e em atitudes e escolhas simples e cotidianas, como, por exemplo: preferir produtos – inclusive as roupas que vestimos – feitos de maneira sustententável e a separação do lixo doméstico, isto é, o orgânico do reciclável.

Essas ações, aparentemente isoladas, têm o poder de impactar globalmente, em uma teia de conexões entre pessoas, de diversas localidades, e os recursos naturais do Planeta. Em última análise, são indícios de uma cidadania ativa, com foco na vida planetária e nos direitos humanos, e que ajudam no alcance dos ODS.

Na opinião de dra. Sharma, a educação para cidadnia global é sobre nos localizarmos no mundo E ela elenca atitudes individuais a serem tomadas na jornada de mudanças necessárias no mundo:

* Fazer a diferença no local e ambiente imediato em que se encontra (por exemplo, em nossas casas e comunidades).

* Aprender sobre questões globais relacionadas aos direitos humanos e identificar e combater abusos de direitos humanos ligados ao nosso cotidiano.

* Promover diálogos para dirimir preconceitos e combater intolerância.

* Ter um consumo de informações baseado em uma autorreflexão e senso crítico.

Doutora Sharma afirma que ação de nos conectar com a vida de pessoas de todo o mundo é um aprendizado que pode (e deve) ser transmitido às crianças ainda nos primeiros anos de vida.

Filha e neta de refugiados, ela afirma que inspira-se no exemplo de sua própria família:

Quando meu pai tinha cerca de 8 anos, ele e sua família se tornaram refugiados durante a partição da Índia em 1947. Meu pai, muitas vezes, estudava sob a iluminação pública, enfiava os livros escolares na camisa enquanto se deslocava de bicicleta para a escola no rigoroso inverno e, ainda assim , conseguia criar memórias felizes de sua infância. Sua família de 6 pessoas recebia visitantes regulares em seu minúsculo quarto no porão, enquanto a comunidade se apoiava para sair da pobreza. 

Um dia, meu avô trouxe para casa um globo terrestre. Provavelmente, deve ter deixado de comer algumas refeições para conseguir comprá-lo. Eu considero que esse gesto – comprar um globo para dar àquelas crianças pobres uma visão de conexão com o amplo mundo, – um exemplo claro de educação para a cidadania global. Podemos concordar que o senso de conexão com outras pessoas e com outros seres vivos é o pré-requisito para se tornar um cidadão global.

Para concluir, doutora Sharma destaca a necessidade de transmitir, às crianças e a todas as pessoas, o senso de interdependência das coisas, de humanidade comum e de uma perspectiva global.

Toda educação deve estar baseada na sensibilização de “cidadãos planetários”, preocupados e comprometidos em ações efetivas para combater causas e efeitos das mudanças climáticas e outras crises naturais e humanitárias.

Para ler a entrevista completa com a Dra. Namrata Sharma, clique aqui.