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Criação de cidadãos planetários a partir da experiência de plantar uma única muda

Educação para a Cidadania Global: um dos principais pilares da pedagogia de criação de valor

Por Tamy Kobashikawa[i]

Na Educação para a Cidadania Global (ECG), os estudantes desempenham um papel ativo e abordam questões globais para criar um mundo mais pacífico, tolerante, inclusivo e seguro. Ela tem três dimensões de aprendizagem: cognitiva, socioemocional e comportamental. A dimensão cognitiva representa a aquisição de conhecimento, compreensão e pensamento crítico sobre questões globais (e sua interconexão/interdependência entre diferentes nações e culturas); a dimensão socioemocional é o desenvolvimento do sentimento de pertencer a uma humanidade comum, compartilhando valores e responsabilidades, empatia, solidariedade e respeito pelas diferenças e diversidade; e a dimensão comportamental refere-se à ação ativa dos estudantes em escala local, nacional e global com responsabilidade[CdM1]  na busca de um mundo pacífico e sustentável (UNESCO, 2019). 

Em 1996, Ikeda já afirmava que um cidadão global não é determinado pelo número de idiomas falados, nem pelo número de países para os quais viajou, mas sim pelas três qualidades seguintes que devem ser cultivadas no indivíduo: sabedoria, coragem e compaixão. Ele argumenta:  

“A sabedoria para perceber a inter-relação de todos os tipos de vida e ambiente; a coragem de não temer ou negar as diferenças, mas respeitar e forçar a entender pessoas de diferentes culturas e crescer por meio do contato com elas; e a compaixão para cultivar uma empatia imaginativa que vá além do ambiente ao nosso redor e se estenda a outras pessoas que sofrem em lugares distantes”. (Ikeda, 1996, p. 122).

A cidadania global da pedagogia de valor é uma “importante base para fomentar a sabedoria de reconhecer a natureza mutuamente inter-relacionada de todos os seres vivos, a coragem de se envolver sem medo com diferentes povos e culturas, e a compaixão de empatizar, com os sofrimentos dos povos de outros países” (Garrison, Hickman & Ikeda, 2014, p. 148).

Educação ambiental como um dos temas a fomentar a sabedoria de cidadãos globais

Ikeda (1996) também apresentou a Educação Ambiental como um dos quatro temas para a prática da Educação para a Cidadania Global Criadora de Valor: primeiro, educação para a paz, na qual os jovens aprendem a crueldade e a loucura da guerra, para enraizar a prática da não-violência na sociedade humana; segundo, educação ambiental, para estudar as realidades ecológicas atuais e os meios de proteger o meio ambiente; terceiro, educação para o desenvolvimento, para focalizar a atenção em questões de pobreza e justiça global; e quarto, educação para os direitos humanos, para despertar uma consciência da igualdade e dignidade humana.

Os jovens aprendem a crueldade e a loucura da guerra, para enraizar a prática da não-violência na sociedade humana

A Pedagogia de Criação de Valor explora a ideia da comunidade local como um “microcosmo”, e os seres humanos e o meio ambiente estão interdependentes (conceito de engi) e influenciam uns aos outros. Entender que os indivíduos influenciam a comunidade local e vice-versa é outro conceito amplamente discutido no campo da Educação Ambiental. Steffen et al. (2018, p. 8254) argumentam que a emergência requer uma “mudança fundamental no papel dos seres humanos no planeta”. O relatório do UNDP (2020) aponta: 

“Mudanças na biosfera podem afetar o caráter de um lugar e a relação do ser humano com ele, já que mudanças na estrutura e função de um ecossistema também podem afetar o significado simbólico e a pertença criada pela relação com aquele lugar. Esses tipos de mudanças podem levar a angústias psicológicas e emocionais, incluindo a dor e a angústia associada à perda do lugar, da biodiversidade e da natureza. O sentido do lugar ligado à biosfera afeta como indivíduos e comunidades se adaptam às novas condições, determina se estratégias de realocação são utilizadas ou bem-sucedidas e influencia as mudanças nas estratégias de subsistência. Um forte apego a significados particulares de um lugar e um sentimento de pertencer à natureza inspiram empatia e motivam a ação e a administração dos ecossistemas” (UNDP, 2020, p.32).

“Um cidadão global desenvolve uma perspectiva de cidadania planetária de “pensar globalmente e agir localmente”

Ao entender o local e o global, um cidadão global desenvolve uma perspectiva de cidadania planetária de “pensar globalmente e agir localmente”. Da mesma forma, a educação ambiental na Abordagem de Criação de Valor promove cidadãos globais que “pensam globalmente e agem localmente” e têm três características principais: coragem, sabedoria e compaixão.

Conectando o aprendizado à vida cotidiana e ao meio ambiente

O Instituto Soka Amazônia proporciona uma experiência única de criação de valores por meio da educação ambiental e do plantio de árvores em uma abordagem holística. Uma das principais atividades sustentadas pelo Instituto é coletar e catalogar sementes e, com elas, produzir mudas para proporcionar ao público uma experiência de interconexão com a natureza e contribuir para a proteção da integridade ecológica da Amazônia.

Alunos da Academia Ambiental

Este texto é um resumo da pesquisa recente apresentada no 1º Simpósio Internacional em Educação para Cidadania Global realizada na Universidade Soka, Japão, em que conclui que projetos de plantio do Instituto contribuem para sensibilizar a consciência ambiental e a educação para a cidadania global. Dar a oportunidade a qualquer pessoa de plantar uma muda, explicar a importância das árvores e aprofundar a compreensão sobre a interconexão entre os seres e o meio ambiente numa perspectiva holística, abrangente, são passos importantes para fomentar uma consciência ambiental.

Especialmente para a região amazônica, estudar a educação ambiental com base em uma perspectiva de valor é fundamental para o desenvolvimento da região de forma sustentável. Respeitar a dignidade da vida, as singularidades de cada grupo étnico, proporcionar igualdade de direitos e oportunidades, acesso à informação e à tecnologia; e o diálogo são alguns dos aspectos fundamentais apresentados no simpósio para desenvolver a região amazônica. Desta forma, os projetos de plantio e educação ambiental do Instituto Soka Amazônia baseados na pedagogia de criação de valor têm grande potencial de fomentar cidadãos globais na sociedade amazônica.


[i] Coordenadora de Pesquisas do Instituto Soka Amazônia Doutora em Economia pela Universidade Soka, Tóquio, Japão; mestre em Economia pela Universidade Soka; e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Este texto é um resumo do paper apresentado no 1º Simpósio Internacional em Educação para Cidadania Global realizada na Universidade Soka, Japão, de outubro do presente ano.


Referências:

Ikeda, D. (1996) Thoughts on Education for Global Citizenship. Retrieved from https://www.daisakuikeda.org/sub/resources/works/lect/lect-08.html 

 ________ (2002). Education for Sustainable Development Proposal. Retrieved from https://www.daisakuikeda.org/main/educator/education-proposal/edu-proposal-2002.html 

________ (2012). For a Sustainable Global Society: Learning for Empowerment and Leadership. Retrieved from https://www.sgi.org/content/files/about-us/president-ikedas-proposals/environmentproposal2012.pdf 

Steffen, Will, Johan Rockström, Katherine Richardson, Timothy M. Lenton, Carl Folke, Diana Liverman, Colin P. Summerhayes, Anthony D. Barnosky, Sarah E. Cornell, Michel Crucifix, Jonathan F. Donges, Ingo Fetzer, Steven J. Lade, Marten Scheffer, Ricarda Winkelmann, and Hans Joachim Schellnhuber (2018). “Trajectories of the Earth System in the Anthropocene.” Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 115(33):8252–59. doi: 10.1073/pnas.1810141115.

Kobashikawa, T. (2022). Experience in value-creating through sowing seeds project: voices of Amazonian people. Oral presentation on the 1st International Symposium on Global Citizenship Educationat Soka University, Japan.

UNESCO (2019) SDG Indicator 4.7.1: Proposal for a measurement strategy. Retrieved from http://tcg.uis.unesco.org/wp-content/uploads/sites/4/2019/08/TCG6-REF-4-4.7.1-Proposal-for-measurement-strategy.pdf 

UNDP. 2020. Human Development Report 2020. The next Frontier. Human Development and the Anthropocene. HDR. New York, NY: United Nations.

 [CdM1]

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