Skip to content

A vida intensa do Instituto com o mundo universitário

Acordos, parcerias, permuta de sementes, cessão de área para pesquisas, um mundo de ações práticas e efetivas

Ações práticas, contínuas, efetivas, constantes, de recíproco valor fazem parte da convivência do Instituto com o mundo universitário. Acordos de cooperação, parcerias, execução de projetos, permuta de sementes e mudas, cessão de área para aulas, cada caso é um caso e os resultados são sempre flagrantes.

Da Universidade Soka das Américas (Califórnia), por exemplo, foi marcante a presença de um grupo de alunos que veio conhecer as características da Amazônia e teve uma passagem pelo Instituto. Uma aluna da universidade californiana permaneceu em Manaus e realizou trabalho voluntário por cerca de 2 meses.

Alunos da Universidade Soka Americas em visita ao Instituto Soka Amazônia

Já com a Universidade Soka japonesa há uma parceria firmada com a pesquisadora brasileira Tamy Yukie Kobashikawa, que está fazendo doutorado em Economia no Japão. (Ver artigo de Tamy em nosso blog).

UFAM

Com a UFAM (Universidade Federal do Amazonas) há uma longa convivência e vários acordos celebrados. Um deles estabelece permutas estratégicas de sementes, uma vez que tanto a Universidade como o Instituto fazem o tratamento de sementes e podem ter necessidade, aqui e ali, de uma determinada semente que falte ao Instituto ou à UFAM.

O Instituto tem recebido em processo de intercâmbio vários estudantes da UFAM que vêm realizar, aqui, seus estudos.

A mesma universidade é, ainda, parceira ativa num dos mais importantes projetos do Instituto, o Projeto Humaitá que engloba tanto atividades de educação ambiental como do reflorestamento (há detalhes desse projeto no nosso site – Veja aqui)

UEA – Universidade do Estado do Amazonas

A UEA (Universidade do Estado do Amazonas) é uma universidade pública, autônoma, fundada em 2001, hoje com cerca de 25 mil alunos, cinco unidades acadêmicas na capital, seis Centros de Estudos Superiores e 13 Núcleos de Ensino Superior no interior do estado, focada na promoção da educação e no conhecimento científico, particularmente sobre a Amazônia.

A UEA é outra parceira do Instituto Soka Amazônia com muita atividade conjunta, grande troca de experiências e, também, um acordo de permuta de sementes.

IFAM – Instituto Federal Amazonas

Resta mencionar, ainda, as atividades que são desenvolvidas junto ao IFAM – Instituto Federal do Amazonas que incluem muitas aulas de campo que são realizadas na Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) dr. Daisaku Ikeda; e da cessão dessa área para que professores da UFAM deem, ali, suas aulas; ou mencionar os alunos que desenvolveram na nossa RPPN seus projetos de mestrado; e ainda, da publicação conjunta de dois livros em que o foco são as atividades ecológicas.

Rondônia

Cabe, em seguida, menção ao acordo recentemente firmado com a Universidade de Porto Velho, Rondônia, cujos trabalhos práticos terão início nos primeiros meses de 2021.

INPA

Já o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), criado em 1952 e implementado em 1954 – – ao longo dos anos, vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento socioeconômico regional.

É muito conhecido o seu Circuito da Ciência, voltado para educação ambiental, em que fica flagrante o empenho em popularizar a ciência. Durante 2020, por exemplo, o INPA participou ativamente do Seminário das Águas realizado pelo Instituto Soka.

Representantes das Universidades Parceiras do Instituto Soka Amazônia

Pesquisadores associados

Ao lado de parcerias formais, cabe um registro, pela sua importância e pelos trabalhos realizados, de acordos como o que o Instituto Soka Amazônia tem com profissionais de relevo como o dr. André Rodrigues dos Reis, agrônomo, mestre e doutor, professor na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Universidade Federal do Paraná, pesquisador associado do Instituto Soka Amazônia; e o dr. Marco Tadeu Grassi, professor de Química Analítica e Química Ambiental no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná e também pesquisador associado do Instituto Soka Amazônia.

O mesmo sentido prático das atividades continuará sendo mantido ao longo do tempo.

Com novos projetos, novas parcerias, novas atividades em favor do meio ambiente e em defesa da apaixonante causa que move tanto o Instituto Soka como o mundo universitário.