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Iguais e diferentes superando as diferenças por um objetivo comum

Parcerias: mas pode chamar de trabalho em rede, em que vários atores colaboram dentro dos conceitos de sustentabilidade e interdependência

O elemento humano é peça chave tanto para o desenvolvimento sustentável quanto para o desenvolvimento não-sustentável. O resultado das interações humanas é a formação de redes que se tornam cada vez maiores e mais complexas até se tornarem sistemas.

Um sistema em que os participantes se reúnem com um propósito comum tem base em relações simbióticas, ou seja, associação de dois ou mais seres que, mesmo pertencendo a diferentes espécies, são definidos como um só organismo. Já um sistema em que os participantes não compartilham um propósito comum, tem bases na exploração uns dos outros. O que diferencia um extremo do outro é justamente o propósito ao se criar as interações humanas.

Vários povos, várias etnias

O reconhecimento da interdependência da vida faz parte da crença de muitas etnias e religiões e é fundamental que a humanidade considere tais sabedorias de vida. Por exemplo, os povos originários da tribo Dessana da Amazônia enfatizam que o homem não pode viver isolado e que ele só se desenvolve mantendo a convivência harmoniosa com a natureza. Os povos iroqueses da América do Norte nos encorajam a tomar todas as decisões considerando as gerações futuras (Ikeda, 2002).

O Relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) 2020 também enfatiza os povos indígenas como um modelo de percepção da interdependência da vida humana e do meio ambiente.

Rede da comunidade da vida

Todos os seres estão interligados diretamente em uma grande rede da comunidade da vida. As ações de um indivíduo, de uma escola, de uma empresa afetam a comunidade local e a comunidade da vida em âmbito planetário. Iluminar a consciência das pessoas sobre sua interdependência com a natureza e entre si pode transformar a sociedade atual em uma sociedade sustentável e ambientalmente harmoniosa. 

Projeto Manaus Te quero Verde
Educação para o Desenvolvimento Sustentável

015, os Estados membros da ONU estabeleceram os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se tornaram um ponto de inflexão no qual a Educação para o Desenvolvimento Sustentável atua em todos os campos e níveis educacionais, e desempenha um papel decisivo para a sustentabilidade. Os ODS evidenciaram a interdependência entre os fatores sociais, econômicos e ambientais, uma vez que esses três campos precisam estar em sinergia, equilibrados e integrados para atender às necessidades das pessoas para uma vida sustentável. Especificamente sobre parcerias, o ODS 17 visa fortalecer os meios de implementação e revitaliza a parceria global para o desenvolvimento sustentável (ONU, 2022).

Entendendo que todos os seres estão interligados, o Instituto Soka Amazônia contribui como ponte de diálogo entre diversos parceiros, com a missão de contribuir com a proteção da integridade ecológica da Amazônia, compartilhando a visão humanística do fundador, Dr. Daisaku Ikeda.

Através do engajamento ativo na transformação do indivíduo como protagonista de uma mudança positiva, o Instituto Soka desenvolve projetos e programas para melhorar o desenvolvimento socioambiental local e cria oportunidades para conectar indivíduos à natureza através de parcerias. Seus projetos estão divididos em três áreas focais principais: (1) desenvolvimento de um banco de sementes que apoia programas e projetos de produção de mudas; (2) educação ambiental voltada para uma ampla gama de idades, setores e públicos; e (3) apoio à pesquisa acadêmica através de parcerias com universidades públicas e privadas no Brasil e no exterior. 

Lançamento TRT Exposição Sementes da Esperança e Ação
Adesão ao HUB Amazonas – Pacto Global
Plantio Sodecia

Voluntariado

As parcerias ocorrem com pessoas físicas por meio de um trabalho voluntariado, doação e desenvolvimento de projetos ou pesquisas ou com pessoas jurídicas por meio de acordos de cooperação que resultam em programas e projetos.

Para conhecer mais sobre as ações do Instituto Soka e se tornar parceiro ao se voluntariar e/ou doar, acesse aqui 

Plantio Musashi

Fonte:

Ikeda, Daisaku (2002). O Desafio do desenvolvimento global: educação para um futuro sustentável. Terceira Civilização – Edição 410 – 01/10/2002 – pág. 1 – Especial

ONU, 2022. Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs