Comemorando os seus 10 anos de existência, o Instituto Soka Amazônia reafirmou as parcerias e acordos de cooperação com as principais universidades públicas locais – como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonas (Inpa).
A entidade também oficializou, no último dia 30, parceria com a Soka University of América (SUA), com a presença do reitor Edward Feasel, que esteve em Manaus exclusivamente para participar das celebrações de aniversário do Instituto Soka e da Mesa Redonda Educação para Sustentabilidade e Cidadania, promovido com universidades locais. A universidade norte-americana, como o Instituto Soka Amazônia, foi fundada pelo pacifista Daisaku Ikeda.
No último dia 29, Dr. Feasel e comitiva liderada pelo Instituto Soka Amazônia visitaram a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), sendo recebidos pela vice-reitora, Dra. Therezinha de Jesus Pinto Fraixe, pelo pró-reitor de Extensão, Prof. Almir Oliveira de Menezes, pela Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Dra. Artemis de Araújo Soares e os diretores das Faculdades de Tecnologia, de Letras e de Artes, professores João Caldas do Lago Neto, Robert Langlady Lira Rosas e João Gustavo Kienen.
Além de estreitar relações entre as instituições, o encontro teve como objetivo promover troca de informações sobre os projetos e linhas de pesquisas desenvolvidas e avaliar possibilidades de parcerias e intercâmbios internacionais.
Dr. Feasel apresentou as áreas de estudo da SUA contemplam eixos temáticos como sustentabilidade, equidade e desenvolvimento social, paz e direitos humanos. A instituição já firmou parceria com Universidade Federal do Grande ABC (UFABC) de São Paulo e com o Instituto Soka Amazônia, por meio do qual vislumbra viabilizar a vinda de alunos da SUA à Manaus para conhecer a Amazônia. “Gostaríamos que eles pudessem também visitar à UFAM”, afirmou.
O pró-reitor de Extensão, professor Almir Oliveira, enalteceu as similaridades entre UFAM e SUA, que cria cidadãos globais por meio da cultura, sustentabilidade, inclusão e diversidade global e elogiou a visão do fundador do Instituto Soka Amazônia “Ikeda entendia de paz e via o ser humano como ponto fundamental”.
Assim como o Instituto Soka, o campus da Universidade está localizado em uma área de proteção ambiental, com forte sociobiodiversidade. “Na UFAM se encontra a epistemologia dos povos indígenas, onde se valoriza a cultura e a sensibilidade da natureza”, afirmou Almir, destacando a importância das condições, objetivas e subjetivas, democráticas e com transdisciplinaridade.
Para a vice-reitora, professora Therezinha Fraixe, ambas as universidades trabalham com hibridismo cultural, com alunos de várias partes do mundo. E ressaltou que a Universidade abraça a causa da pobreza e combate da miséria e fome com diversos programas para os estudantes brasileiros, indígenas e propõe o desenvolvimento de um programa para além da mobilidade acadêmica, contribua para mitigar a pobreza, fome e miséria no planeta, por meio de ações sistêmicas que une os ecossistemas globais.
Mais que doar, participe efetivamente da proteção da Amazônia
Com apoio de amigos e de empresas e instituições parceiras, as ações e programas do Instituto Soka Amazônia alcançam milhares de vidas, ampliando a consciência para a proteção do meio ambiente, e contribuindo para a proteção da biodiversidade amazônica.