Instituto Soka Amazônia

UEA e Instituto Soka fortalecem parceria

Na tarde de segunda-feira (06/08), o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Dr. Andre Zogahib, acompanhado de comitiva de professores, visitaram a sede do Instituto Soka Amazônia, na Reserva Particular de Patrimônio Natural Dr. Daisaku Ikeda.

A visita foi uma retribuição ao encontro realizado com o presidente do Instituto Soka, Luciano Nascimento, e o reitor da Universidade Soka da América, Dr. Edward Feasel, no último dia 30, com o objetivo de apresentar as instalações e projetos do Instituto Soka Amazônia e avaliar as possibilidades de intercâmbios e ações conjuntas.

Zogahib agradeceu a possibilidade de conhecer mais perto o trabalho do Instituto Soka e da Universidade Soka, ressaltando a convergência de propósito de ambas as entidades de formar cidadãos conscientes e que protegem o futuro da Amazônia. O reitor destacou o foco da Universidade no interior do Amazonas e que tem intenção de estabelecer parcerias internacionais, motivo pelo qual vê o Instituto Soka (e a Universidade Soka) como importante parceiros.

Na sede do Instituto Soka Amazônia, a comitiva da UEA visitou o Mirante voltado ao Encontro das Águas e o Laboratório de Sementes na Reserva Particular de Patrimônio Natural RPPN Dr. Daisaku Ikeda e pode conhecer detalhes do projeto educativo realizado pelo Instituto, com estudantes da rede pública de ensino, apresentado por Jean Dinelly Leão, coordenador da Divisão de Educação Ambiental.

Acompanharam a visita a chefe de gabinete, Dra. Patrícia Attademo, o pró-reitor de Planejamento, Dr. Isaque Sousa; pró-reitor de Ensino de Graduação, Dr. Fabio Carmo, o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Darlisom Ferreira, professor do curso de Tecnologia Pesqueira, Dr. Marcos Amorim, e o professor do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Direito Ambiental Dr. Adriano Fernandes.

A Universidade do Estado do Amazonas possui acordo de cooperação técnica com Instituto Soka e algumas iniciativas já vem sendo realizado na área de Extensão, como as passarinhadas do projeto Vem Passarinhar. 

Durante a visita realizada no dia 30 na sede reitoria da UEA, o reitor da Soka University of America (SUA), Edward Feasel, esclareceu que a natureza da instituição é a formação de cidadãos globais e que metade dos seus alunos vem de diferentes regiões do mundo. Experiências internacionais, segundo Feasel, fazem parte da grade curricular da Universidade e que já se estuda a possibilidade de trazer um grupo de alunos para conhecer a Amazônia em um futuro breve.

 “Será uma grande oportunidade de aprenderem sobre a biodiversidade da Amazônia e a cultura indígena. Seria interessante se os estudantes amazônidas também pudessem conhecer o campus da Universidade Soka da America”, afirmou Zogahib.  

 

Mais que doar, participe efetivamente da proteção da Amazônia

Com apoio de amigos e de empresas e instituições parceiras, as ações e programas do Instituto Soka Amazônia alcançam milhares de vidas, ampliando a consciência para a proteção do meio ambiente, e contribuindo para a proteção da biodiversidade amazônica.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?