Atuação integrada e permanente para proteção da Amazônia

Mais do que plantar árvores:

As iniciativas e programas do Instituto Soka Amazônia tem contribuído para a regeneração do verde devastado, proteção da biodiversidade nativa e ampliação do conhecimento científico e consciência social para uma relação mais harmônica entre homem e natureza.

Eixos de Atuação






Educação
Socioambiental

A ação educativa do Instituto Soka Amazônia visa criar consciência socioambiental e estimular atitudes sustentáveis para proteção da vida do planeta em diferentes públicos.






Proteção à natureza

Diligente trabalho de conservação e proteção da biodiversidade na Reserva Particular de Patrimonial Natural Dr. Daisaku Ikeda e programas na área florestal para ampliar a oferta de espécies do bioma amazônico por meio identificação arvores matrizes, coleta de sementes e mudas florestais para uso em programas educativos, de reflorestamento e arborização.






Pesquisa científica

O Instituto apóia o desenvolvimento de pesquisas dentro da RPPN Dr. Daisaku Ikeda, nos campos da ecologia, biologia, engenharias ambiental e florestal, arqueologia, antropologia, entre outros.
Por meio de Acordos de Cooperação Técnica, promove estudos conjuntos, intercâmbio de conhecimentos, difusão científica e eventos com importantes instituições acadêmicas e de pesquisa da Amazônia.

Compromissos locais e globais

Como filiados à Carta da Terra Internacional, defendemos e promovemos os princípios e valores Carta da Terra. Como organização âncora e membro do HUB ODS Amazonas da Rede Pacto Global, o Instituto está comprometido também com o alcance Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Earth Chapter
HUB ODS_Amazonas

Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. 

Resultado de uma década de diálogo intercultural, o documento busca inspirar todos os povos levando-os a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada, voltado ao bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

ODS

Os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um chamado universal para a ação contra a pobreza e o trabalho escravo, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.  O Instituto ajuda promover a adesão de empresas e instituições a esses objetivos e, em seus programas contribui para o alcance dos  ODS “Educação de Qualidade”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Combate às Alterações Climáticas” e “Vida terrestre” e “Parcerias e meios de implantação”.

 

Pacto Global

O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. O Instituto Soka Amazônia como filiado a Rede Pacto Global e organização âncora do HUB ODS Amazonas apoia esse importante movimento da ONU .