RPPN Dr. Daisaku Ikeda

Unidade de Conservação Sustentável

Há quase três décadas, a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Dr. Daisaku Ikeda contribui para a preservação da biodiversidade amazônica, com ações de reflorestamento, educação ambiental, monitoramentos ecológicos e pesquisas científicas realizadas por universidades e instituto parceiros.
São 52 hectares de área verde preservada localizada em frente ao Encontro das Águas - entre os Rios Negro e Solimões - na cidade de Manaus, Amazonas.
A unidade de conservação obteve o registro de Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN), em 1995, pela Portaria nª 49 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), sob a denominação de RPPN Nazaré das Lajes e Lajes. Em 1996,  a Reserva ganha a denominação de RPPN Dr. Daisaku Ikeda, em homenagem ao filósofo e pacifista por sua obra e dedicação às causas ambientais.

Conservação e Estudos da Biodiversidade

Ao longo de vários anos de trabalho contínuo, a área florestal da Reserva veio sendo recomposta com plantios de espécies nativas e de relevante valor ecológico e, atualmente, boa parte de sua extensão é recoberta por um rica floresta em estágio avançado.

Os últimos inventários florísticos e os monitoramentos feitos por universidades e pesquisadores parceiros apontam para um crescimento de espécies da avifauna e fauna na Reserva.

Considerada uma unidade de conservação sustentável representativa da floresta amazônica, a RPPN abriga grande variedade de espécies da fauna e flora nativa, diferentes microclimas e tipos de solos. Por meio de acordos de cooperação com o Instituto Soka Amazônia, diversas pesquisas e projetos de conservação ambiental vem sendo desenvolvidos, como os projetos Vem Passarinhar Manaus - promovido por professores e alunos da Universidade Estadual do Amazonas com enfoque no registro e identificação de espécies da avifauna -; monitoramento dos Sauíns-de-oleira (espécie ameaçada de extinção) - realizado por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia -INPA) -; coleta e estudos de enriquecimento de sementes nativas, entre outros.

Sítios geológicos, arqueológicos e históricos

Tesouros do passado
continuam sendo pesquisados

O Sítio Arqueológico Dr. Daisaku Ikeda foi reconhecido peloInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) a partir da localização de achados arqueológicos cerâmicos de mais de 2.000 anos e ruínas históricas de antigas olarias da cidade de Manaus. A RPPN está localizada próxima à praia de Ponta das Lajes, reconhecida pelas inscrições rupestres submersas.