Programas e Ações

Plantando sementes de uma nova consciência no coração das pessoas

Principais Programas e Ações

Academia Ambiental

Aulas e trilhas educativas imersivas em uma Unidade de Conservação Sustentável para estudantes da rede pública de ensino

Aulas gratuitas e imersivas na natureza para professores e estudantes, das redes públicas e privadas de ensino.
A educação ambiental praticada tem caráter humanista e transversal, abordando conteúdos de ecologia, história, arqueologia, sustentabilidade, ODS e princípios da Carta da Terra.

Plantio e Conservação de Espécies Nativas

Um ciclo contínuo de expedições para localização de espécies matrizes nativas e coleta de sementes de árvores amazônicas é realizado visando a perpetuação dessas espécies e da biodiversidade amazônica.

Milhares de sementes coletadas, beneficiadas e semeadas, geram mudas florestais utilizadas nos projetos de pedagógicos e ecológicos do Instituto, colaborando para ações de reflorestamento de áreas degradadas e arborização da cidade. 

Mais do que simples doar mudas ou plantar, nossas ações visam a conscientização da população para importância preservação das espécies nativas para manutenção do bioma amazônico. 

Sementes da Vida

Para cada criança que nasce uma árvore é plantada

O programa prevê que cada criança que nasce na maternidade pública Moura Tapajós da cidade de Manaus seja plantada uma árvore. Assim, junto com a certidão de nascimento do bebê, os pais recebem um certificado de plantio de uma árvore e sua geolocalização. 

A ideia é colaborar para a ampliação das áreas verdes da cidade, envolvendo a população nesse processo desde a infância.

A iniciativa é da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, e conta com a parceria do Instituto Soka Amazônia, Centro de Sementes Nativas do Amazonas, Universidade Federal do Amazonas, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Prefeitura Municipal de Manaus, Associação dos Registradores de Pessoas Naturais, Vara Especializada do Meio Ambiente e a empresa Rymo da Amazônia, 

Ajude a preservar o futuro da Amazônia

Junte-se a nós!

Seja um doador, voluntário ou parceiro dos projetos do Instituto Soka Amazônia

Projetos realizados

Memorial Vida

Uma árvore para cada vítima fatal da Covid 19

Com o o Memorial Vida o Instituto Soka Amazônia fez uma homenagem póstuma às vítimas fatais da pandemia Covid-19 no Brasil, com o apoio e solidariedade de empresas  e instituições parceiras e da Arquidiocese de Manaus. 

O objetivo foi plantar uma árvore amazônica para cada vítima da Covid, especialmente em Manaus, como forma de valorizar a vida dos falecidos e trazer conforto e esperança a suas famílias. 

Manaus Te Quero Verde

Estímulo para que jovens adquiram o hábito de plantar árvores

Em 2021, o Instituto Soka AmazÔnia se uniu à campanha Manaus Te Quero Verde, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação da capital amazonense, por meio do plantio de árvores e ações de estímulo aos jovens estudantes para abraçar a causa da arborização na cidade. 

O objetivo foi estimular a cada aluno matriculado na rede municipal de ensino a plantar 10 novas árvores, o que chegaria a cifra de 2 milhões de novas árvores na cidade, contribuindo para a neutralização da marca negativa que Manaus ostenta de cidade mal arborizada.

Além do estímulo ao plantio, a equipe do Instituto Soka orientou sobre os benefícios da arborização, espécies adequadas e orientações sobre plantio. 

Semear

Mais de mil árvores plantadas afastam o risco de extinção

No projeto Semear, (2016/2019) o Instituto Soka Amazônia trabalhou em duas frentes. Na primeira, em parceria com a Panasonic do Brasil e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), houve o plantio de cerca de 1.000 árvores no entorno do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Muitas dessas mudas eram de espécies ameaçadas de extinção e isso representou mais um passo na recuperação ambiental de toda uma vasta área de Manaus.

A segunda área é aquela que fica nas adjacências do Igarapé do Mindu, que em seus 22 quilômetros de extensão cruza a capital. Além de vários bairros, é ali que se localiza o Golf Club Manaus, onde houve o outro plantio.

Embora com águas puras e cristalinas em sua nascente, o Igarapé do Mindu está seriamente comprometido e um projeto público está em execução para sua revitalização, tendo como meta transformá-lo de fato no Corredor Ecológico Urbano criado por Decreto Municipal em outubro de 2007.

Apoios e Parcerias