Skip to content

Que tal um banho de floresta?

Trata-se de uma modalidade terapêutica que promove a relação entre a saúde integral e o contato direto com a natureza
Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que o contato com florestas regula regiões do cérebro associadas à depressão

No Japão feudal era uma prática comum ir à floresta, sentar-se sob as árvores e observar uma pedra crescer. Pode parecer absurdo à nossa estreita e míope cultura ocidental, o ato de “observar uma pedra crescer”, pois pedra não cresce. Porém, a ideia tem a ver com a capacidade humana de dominar a mente e ter total controle sobre a percepção de tudo ao redor. A terapia Shinrin-yoku, ou Banho de Floresta, é um conceito empolgante no que diz respeito à relação entre humanos e a natureza.

Embora prática de meditar na floresta seja algo bastante antigo para os japoneses, foi sistematizada somente há cerca de 40 anos, com resultados bastante promissores e que por isso mesmo o Shinrin-yoku se difundiu a todos os continentes. A potência energética da floresta é o principal elemento do Banho de Floresta. Os pesquisadores japoneses perceberam que ao caminhar, contemplar, inspirar e expirar sob as copas das árvores, a pessoa recebe benefícios orgânicos e psicológicos da interação com o verde das matas. O simples fato de visualizar uma colina verdejante já causa uma sensação de bem-estar capaz de baixar os níveis de estresse.

Pode parecer absurdo à nossa estreita e míope cultura ocidental, o ato de “observar uma pedra crescer”, pois pedra não cresce.

Ficar imerso no ambiente de uma floresta regula positivamente a pressão arterial, os batimentos cardíacos, o nível geral de relaxamento e a qualidade do nosso sono, diminuindo a presença de hormônios associados ao stress ao mesmo tempo em que aumenta em mais de 50% a presença de células antitumorais na circulação sanguínea.

Mais do que uma terapia

Cientistas da Universidade de Stanford descobriram que o contato com florestas regula regiões do cérebro associadas à depressão. Mais que uma excelente terapia para vários sistemas orgânicos, o contato com florestas e bosques acelera o processo de cura em termos de saúde mental, gerando um impacto positivo e direto no nosso humor e no bem-estar.

Os japoneses relacionaram os efeitos da inalação de compostos orgânicos voláteis liberados pelas folhas das árvores aos seres humanos. Tais compostos são para o mundo vegetal algo como antibióticos que agem inibindo o desenvolvimento de micro-organismos agressores. Quando o ser humano inala esses compostos, eles geram efeitos positivos para a manutenção da saúde geral.

Como praticar o Banho de Floresta

…o ideal é que a terapia florestal seja realizada de forma individual e sem interferências

Silêncio, meditação e observação a tríade-chave do Shinrin-yoku. Há diversos locais que promovem a ida em grupo à natureza, mas o ideal é que a terapia florestal seja realizada de forma individual e sem interferências. Qualquer pessoa pode se aventurar a buscar esse contato direto e se beneficiar de todo o potencial terapêutico. Munir-se de alguma técnica de meditação é recomendado. Mindfulness[i] é uma das linhas recomendadas.

A sessão de shinrin-yoku começa com o deslocamento até uma floresta ou área verde, como um parque ou jardim botânico. O participante então deve se acalmar, sentir sua pulsação, ao mesmo tempo que observa o ambiente à sua volta e caminha lentamente, prestando atenção no movimento dos pés e deixando todos os sentidos atentos, permitindo uma imersão completa de sua consciência no ambiente da floresta. O silêncio e o contato com a natureza permitem serenar a mente e o corpo e ajudam a expandir o que é percebido pelos sentidos, sendo cientificamente aconselhado como método para reduzir o estresse.

Procure um ambiente natural tranquilo, vá sozinho e fique em silêncio ou, se for em grupo, combine de só conversarem ao final da experiência. Os estudos realizados comprovam que os benefícios podem ser sentidos com caminhadas a partir de 40 minutos, mesmo que sejam ocasionais – nesse caso, o ganho maior é emocional e de curto prazo.

No método terapêutico, são propostas sete caminhadas de três horas cada, sendo uma por semana, para que o participante, aos poucos, vá treinando o corpo e a mente para aquietar-se e ampliar a percepção. O começo da prática pode ser feito com o aconselhamento de um guia, mas nada impeça de a própria pessoa se guiar e aventurar-se pelas caminhadas do Shirin-yoku.

Marque uma reunião em um parque. Troque o café pelo óleo essencial natural das árvores. Que tal mudar o almoço no restaurante por um piquenique ao ar livre?

Dicas de como se iniciar na terapia Banho de Floresta
  • Em vez de ler um livro ou estudar no sofá, dirija-se à praça ou parque arborizado mais próximo. E faça-o sentado num daqueles bancos, de preferência o mais perto possível das árvores.
  • Adentre num lugar de natureza e silencie por alguns instantes. Procure receber o que os seus sentidos podem captar. Ative a percepção dos sons dos pássaros, vento, galhos e animais ao redor. Sinta o cheiro das plantas, contemple os diversos tons de verde da natureza. Toque cada folha diferente.
  • Comece a conhecer a região de floresta próxima da sua cidade. Verifique se há passeios e trilhas para adentrar em uma mata de verdade.
  • Que tal substituir alguns exercícios indoor, ou a academia em ambientes fechados por treinos ao ar livre ou mesmo usar equipamentos disponíveis em praças e parques?
  • Marque uma reunião em um parque. Troque o café pelo óleo essencial natural das árvores. Que tal mudar o almoço no restaurante por um piquenique ao ar livre? Encontros na natureza são inspiradores.
  • Programe as suas viagens para destinos de natureza. Esqueça as grandes cidades e seus trânsitos, e foque nas maravilhas naturais que esse país reserva. Surpreenda-se!
  • Programe ou se inscreva em exercícios de respiração, yoga, práticas orientais e meditação nos parques. Há vários gratuitos em muitas cidades.
  • Divulgue essa prática para a família e amigos.

Fontes:

https://www.ecycle.com.br/banho-de-floresta/


[i] Mindfulness, ou atenção plena, é a capacidade de focar no presente e resistir às distrações. É um exercício mental que exige foco e atenção em suas próprias emoções e sensações.

Praticar a mindfulness é uma forma de se concentrar no momento presente e abraçar as suas sensações corporais sem julgamento. É um processo de autoconhecimento.