Skip to content
Voluntários Instituto Soka Amazônia

Voluntariado: cidadania ativa e contributiva

Desde 1985 celebra-se o Dia Nacional do Voluntariado em 28 de agosto e desde então o termo vem ganhando significado cada vez maior frente às inúmeras questões que afligem o planeta

Contribuir ativamente para o bem comum de forma a ser parte da solução, não um mero espectador é a representação do trabalho voluntário. o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou que “o voluntariado é um mecanismo poderoso para envolver as pessoas, especialmente as que são deixadas mais para trás no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Para celebrar a data, trouxemos depoimentos de algumas voluntárias do Instituto Soka Amazônia.

A veterinária Beatriz Nobuco Enomoto Drosdeck, conheceu o trabalho do Instituto Soka por meio de notícia lida no Seikyo Shimbun, jornal diário da Soka Gakkai do Japão. Segundo ela, seu interesse pelo meio ambiente sempre foi grande e buscou aperfeiçoar-se nisso ao cursar a faculdade de Veterinária. Sua área de maior interesse são os animais e por isso foi até o Paraguai receber treinamento num zoológico, “para poder fazer algo para manter e proteger o meio ambiente, dentro e fora da organização de Soka Gakkai”. Mas disse também que gosta muito da atividade de preparação da terra para receber as mudas: “gosto de plantas, plantar uma árvore significa plantar a vida para futura geração”.

A voluntária Talita Oliveira conheceu o trabalho do Instituto por meio dos companheiros da BSGI. “Meus colegas budistas me falaram sobre o importante trabalho desenvolvido pelo Instituto em prol do meio ambiente. No início de 2022, tive a oportunidade de conhecer pessoalmente e fiquei emocionada, pois lá vi a grandiosidade do trabalho que é desenvolvido”, contou. A partir desse sentimento, surgiu em Talita o desejo de contribuir efetivamente de alguma maneira. Disse ter gostado muito de participar da Semana do Meio Ambiente, pois a programação diversa e interessante ensinou e cativou bastante o público e a ela, “além disso foi lindo ver a equipe do instituto e os voluntários trabalhando coletivamente e recebendo tantas pessoas!”.

Natália Leão conheceu o Instituto por intermédio de sua amiga budista. “Quis me voluntariar pela experiência de participar e conhecer as ações que o Instituto promove”, explicou. O evento que mais gostou foi no Bosque da Ciência, ocorrido no primeiro dia da Semana do Meio Ambiente, onde pôde apreciar a ação e conhecer pessoas maravilhosas.

Mais sobre o trabalho voluntário:

“Voluntário é o cidadão que, motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada, para causas de interesse social e comunitário”.(Comunidade Solidária, Comunitas)

“Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos” (Organização das Nações Unidas – ONU).

O trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um bem-estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado à importância de se sentir socialmente útil. No voluntariado, todos ganham: o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha e a comunidade.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?