1 — O cupuaçu (Theobroma subincanum Mart.) nasceu do cupuí, fruto domesticado há mais de 8 mil anos pelos povos originários.
2 — Nas margens dos rios ocorre uma árvore com uma das maiores concentrações de vitamina C do mundo, superando a acerola e o limão. A árvore de Camu-camu (Myrciaria dubia) que pode ficar submersa por vários meses durante a cheia.
3 — As árvores da Amazônia são uma farmácia natural, pois muitas espécies têm princípios ativos usados em remédios, como a andiroba (Carapa guianensis) que é anti-inflamatória e repelente e a copaíba (Copaifera langsdorffii) que é antibiótica natural.
4 — Uma única árvore pode ser um grande ecossistema, pois é o abrigo para centenas de espécies como orquídeas, cipós, insetos, aves e até mamíferos, como a Castanheira (Bertholletia excelsa Bonpl.).
Castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica. A “Rainha da Floresta”: É uma das maiores e mais longevas árvores da Amazônia, podendo atingir até 50 metros de altura (equivalente a um prédio de 16 andares) e viver por mais de 500 anos. Sua copa fica acima das demais árvores, o que a classifica como uma árvore dominante.
5 — Algumas árvores possuem a madeira tão densa que afundam na água, e por isso são chamadas de madeira de ferro, como a maçaranduba (Manilkara huberi).
Maçaranduba
6 — As árvores amazônicas produzem tanta umidade (vapor d’água) que formam os chamados “rios voadores”, levando chuva para outras regiões do Brasil, isso ocorre devido a evapotranspiração das árvores da floresta amazônica, que liberam grandes volumes de água na atmosfera.
7 — Apesar do solo pobre, a floresta cria sua própria fertilidade pela serrapilheira, que é vital porque funciona como a principal fonte de nutrientes para o solo, além de proteger o solo da erosão, reter a umidade e conservar a temperatura
8— Devido a biodiversidade de espécies, as árvores da Amazônia constituem uma fonte de superalimentos, ofertando naturalmente açaí, cupuaçu, castanha-da-Amazônia e muitos outros frutos e sementes, riquíssimos em vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras saudáveis.
A missão do Instituto Soka Amazônia
Com sede em Manaus (AM), o Instituto Soka Amazônia se destaca por suas ações em defesa da floresta, com foco na educação ambiental e no engajamento comunitário.
Entre suas iniciativas estão projetos educativos com estudantes, que promovem o contato direto com a natureza por meio de trilhas ecológicas, oficinas e campanhas de sensibilização. A valorização da cultura amazônica também é central, integrando saberes tradicionais como ferramentas para a preservação ambiental.
O Instituto atua com a convicção de que conhecer a floresta é o primeiro passo para protegê-la, assim como orienta o fundador, Dr. Daisaku Ikeda
Visite o canal do Instituto no Youtube. Clique aqui.
Acompanhe nosso Instagram


