As Seringueiras da Amazônia
Nova estação da Academia Ambiental faz conexão entre a Olaria Lajes e as Seringueiras da Amazônia
Em 1º de outubro, celebramos mais um importante passo na construção do conhecimento ambiental com a inauguração de uma nova estação da Academia Ambiental: “As Seringueiras da Amazônia”.
Esta estação propõe uma conexão simbólica e histórica entre a Olaria Lajes, referência na cultura do barro, da argila e do fazer artesanal e as seringueiras, árvores que desempenharam um papel essencial no desenvolvimento econômico da região Norte do Brasil, especialmente no Amazonas.
Foi através da exploração do látex, extraído dessas árvores, que o estado do Amazonas viveu o auge do ciclo da borracha, período conhecido como Belle Époque Amazonense – marcado por crescimento urbano, riqueza cultural e intensa transformação social.
A estação “As Seringueiras da Amazônia” não apenas resgata esse passado histórico, mas também lança um olhar para o futuro. Vamos abordar as potencialidades da bioeconomia amazônica, um modelo de desenvolvimento sustentável que valoriza os recursos naturais da floresta em pé, promovendo inovação, geração de renda e conservação ambiental.
Ao integrar saberes tradicionais, ciência e tecnologia, a Academia Ambiental convida todos a refletirem sobre novas formas de viver e produzir na Amazônia com respeito à natureza, à cultura local e ao potencial transformador da floresta.
A missão do Instituto Soka Amazônia
Com sede em Manaus (AM), o Instituto Soka Amazônia se destaca por suas ações em defesa da floresta, com foco na educação ambiental e no engajamento comunitário.
Entre suas iniciativas estão projetos educativos com estudantes, que promovem o contato direto com a natureza por meio de trilhas ecológicas, oficinas e campanhas de sensibilização. A valorização da cultura amazônica também é central, integrando saberes tradicionais como ferramentas para a preservação ambiental.
O Instituto atua com a convicção de que conhecer a floresta é o primeiro passo para protegê-la, assim como orienta o fundador, Dr. Daisaku Ikeda
Visite o canal do Instituto no Youtube. Clique aqui.
Acompanhe nosso Instagram


