Presente em muitos ecossistemas do país, a espécie vem sofrendo continuamente com a exploração comercial ao longo dos anos
Cedrela fissilis e Cedrela odorata são espécies de Cedro amplamente distribuídas em muitos pontos do Brasil. Exploradas por sua madeira, muito utilizada tanto pela indústria moveleira quanto para produção de óleos essenciais devido seu aroma único e altamente benéfico para a saúde. No sul e sudeste, a população selvagem praticamente foi extinta, devido a exploração indiscriminada ao longo de anos. Acredita-se que, nos últimos 50 anos, foi dizimado cerca de 30% de sua população.
O cedro-cheiroso, ou Cedrela odorata, é também conhecido pelos nomes populares de acaju, cedro-fêmea, cedro-rosa, cedro-espanhol, cedro-vermelho, cedro-mogno e cedro-brasileiro é uma árvore da família das meliáceas, com uma ampla distribuição natural, ocorrendo do México a Argentina. No Brasil ocorre na Floresta Atlântica, na Amazônia e até mesmo na Caatinga.
Características
Ambas as espécies podem chegar a atingir 30 metros de altura e 1,5m de diâmetro. Têm o caule rugoso e folhas compostas, ou seja, o limbo é formado por várias unidades (vários folíolos[i] de 8 a 14cm de comprimento) e contém, na base do pecíolo comum, gemas de crescimento, estípulas ou bainha. Suas folhas possuem formato de lâmina e 7 pares de folíolos e 11 folíolos opostos. Dimensões: 60 a 100cm de comprimento.
A floração, entre agosto e setembro, é composta de flores com coloração de brancas a amarelo pálido, que ocorre de janeiro a maio e seus frutos são capsulares deiscentes (que se abre para liberar sementes, os indeiscentes são aqueles em que as sementes permanecem no interior do fruto), e medem de 2,0 a 3,5 cm de comprimento. Amadurecem, em geral, de março a setembro, com a árvore quase que totalmente desfolhada, produzindo anualmente uma vasta quantidade de sementes viáveis. Seu sistema de reprodução se dá por meio do sistema sexual monóico e sua polinização é feita principalmente por mariposas e insetos.
A cor avermelhada forte de seu cerne é o grande atrativo para a produção de mobiliário. Some-se a isso a excelente qualidade da madeira, o que a faz figurar na triste lista de espécies ameaçadas de extinção. Além de mobiliário, a madeira do cedro é bastante utilizada também na construção naval e aeronáutica.
Devido o aroma forte, agradável e benéfico, é muito apreciada para a produção de óleo essencial utilizado na indústria de perfumaria e produtos terapêuticos.
Árvore que restaura a mata
Também é uma ótima aliada para restauração de florestas, pois se dá muito bem em solo degradado, área aberta e mata ciliar. O cedro é uma espécie com alto potencial para reflorestamento, seja para restauração de ambientes degradados como já citado, sequestro de carbono, paisagismo ou plantios com finalidade econômica. O único cuidado que se deve ter é não realizar plantios homogêneos, pois esta espécie sofre bastante com o ataque da broca. Para evitar ou minimizar essa ameaça o plantio deve ser feito misturando-se o cedro com outras espécies, de preferência também nativas, dependendo da finalidade do plantio.
Benefícios do Óleo Essencial de Cedro
Possui propriedades expectorantes que ajudam no bom funcionamento do aparelho respiratório, combatendo como coadjuvante problemas como bronquite, tosse e acúmulo de catarro. O excesso de mucosidade é controlado pelo efeito “secante” do cedro.
Produz um efeito calmante e pode ser muito útil na meditação. Tem aroma prolongado, capaz de elevar e estimular o cérebro. Ajuda no combate à depressão e alivia a tensão ou o medo. É suave e levemente tranquilizante. Útil em casos de irritabilidade e insônia.
Alivia dores reumáticas e artrite crônica – aumenta a circulação sanguínea produzindo um efeito analgésico.
Suas propriedades adstringentes e antissépticas são muito benéficas à pele oleosa; pode ajudar a combater a acne. Em combinação com o óleo essencial é ótimo para tratamentos faciais em peles maduras e com rugas.
É um ótimo tônico capilar e pode ser eficaz no combate à seborreia do couro cabeludo, à caspa e queda de cabelo. Ajuda no fortalecimento capilar.
Observação: a utilização de todo e qualquer produto com finalidade medicinal deve ter recomendação, orientação e acompanhamento de um profissional de saúde.
Fontes:
http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cedrela%20fissilis
http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Cedrela%20odorata https://belezaesaude.com/oleo-essencial-de-cedro/
[i] Folíolo: cada uma das partes laminares de uma folha composta, o mesmo que pina.