Skip to content

Academia Ambiental celebra Dia Mundial da Água e das Florestas

O Dia Mundial da Água (22 de março) e o Dia Internacional das Florestas (21 de março) foram celebrados de forma muito especial por alunos da rede pública de Manaus, que frequentam três unidades da Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação.

Eles participaram, nos dias 20 e 21, da Academia Ambiental do Instituto Soka Amazônia, com uma programação dedicada e aulas ao ar livre na Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN) Dr. Daisaku Ikeda.

Aos alunos foi proposto o desafio de desvendar alguns mistérios da Amazônia e aprender mais sobre a conexão entre as árvores, rios e animais.

Após aprenderem sobre folhas e sementes amazônicas no laboratório do Instituto, os alunos participaram da trilha educativa, com pontos de parada no lago, no mirante – de onde é possível ver o Encontro das Águas -, assistiram a aula sobre abelhas nativas e conheceram a gigante castanheira e as ruínas da antiga olaria, onde foram fabricados os primeiros tijolos para construção da cidade de Manaus.

O ponto alto da aventura foi o encontro com a Rainha da Floresta, sua majestade Sumaúna.

Conhecida pela surpreendente capacidade de absorver água do solo, a Sumaúma ou Samaúma (Ceiba pentranda), é considerada uma das maiores árvores da Amazônia, que pode alcançar 70 metros de altura e 3 metros de diâmetro de tronco.

A Sumaúma também é conhecida como a  “mãe-das-árvores” pois em sua copa alta se abrigam uma variedade de insetos, pássaros e outros animais.

A generosidade materna dessa árvore também é atribuída ao mecanismo natural de absorver em suas raízes grande quantidade de água do solo e a distribuir para outras  espécies do entorno.

Durante a Academia Ambiental, os alunos aprendem a interação entre água, plantas e animais observando a paisagem.

Foi o caso da participação surpresa de uma “aluna” especial: uma jiboia, serpente da família Boidae, que secava-se nos galhos altos da árvore, há uma distância segura dos alunos.

A Academia Ambiental do Instituto Soka Amazônia, realizada em parceira com a Ocas do Conhecimento Ambiental, proporciona aos estudantes de escolas públicas de Manaus, a oportunidade de conhecer o icônico Encontro das Águas, entre os Rios Negros e Solimões, cujas águas escuras e claras não se misturam, e que pode ser observado  diretamente da sede da  RPPN Dr. Daisaku Ikeda.

Principais momentos da Academia Ambiental – Especial Dia Mundial da Água e Florestas