Instituto Soka Amazônia

Inclusão e educação ambiental

Emoções e mais emoções em cada momento de um dia especial na vida de estudantes com necessidades especiais

2 de abril é, tradicionalmente, o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. No Instituto Soka da Amazônia (ISA) neste ano a data foi celebrada no dia 30 de março com a ação da nossa “Academia Ambiental” voltada para alunos de educação especial da Escola Municipal André Vidal, em Manaus.

Essa ação de educação inclusiva foi baseada no quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), “Educação de Qualidade”, que propõe medidas práticas a serem adotadas para proporcionar melhores condições de vida a todos os jovens, entre eles, os que de alguma forma, tenham necessidade de cuidados especiais.

Estudantes em visita ao Instituto Soka Amazônia

Os alunos presentes estavam dentro do espectro autista ou com deficiência intelectual. Ao todo estiveram presentes 26 pessoas, entre estudantes, professores, tutores e pais que puderam conhecer cada canto da RPPN Dr. Daisaku Ikeda e vivenciar momentos de muita interação com a natureza.

A primeira atividade feita após a apresentação do Instituto foi conhecer a Sumaúma Baby, árvore típica da floresta amazônica que tem peculiaridades muito especiais. Outro destaque da RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) e que é esperado ansiosamente pelos visitantes é o Encontro das Águas. Além da beleza, foi posta em evidência a décima quarta ODS, que fala sobre a conservação e uso sustentável das águas. Uma fonte instalada no mirante retrata de forma mais próxima do público o show da natureza.

A emoção dos jovens era visível no olhar e também nas palavras. O Bruno, que tem 16 anos, disse que esse foi o momento favorito dele. Mas conta que aprendeu também que atitudes simples fazem a diferença na preservação do meio ambiente e na garantia de um bem-estar para todos “Não pode jogar lixo no chão”, disse Bruno, traduzindo em miúdos o que prega, justamente, a ODS 3 – Saúde e Bem-Estar.

“Voa voa abelhinha…” Foi com esse canto lúdico que os colaboradores do ISA ensinaram os estudantes sobre o processo de fabricação do mel pelas abelhas, no meliponário. O momento interativo e ver de perto a fabricação do mel impressionou a todos.

Estudantes e o processo de fabricação de mel
Caixa do Meliponiário no Instituto Soka Amazônia

Os estudantes participaram ativamente do passeio, não só ouvindo as explicações, mas também fazendo perguntas, que foram respondidas pelos colaboradores do instituto de forma simples e acessível.

É preciso reconhecer que a preservação da Amazônia também passa pela educação ambiental inclusiva, de forma que a décima quinta ODS “Vida Terrestre”possa ser colocada em execução pelos próprios estudantes, que vão contribuir nas suas comunidades com proteção e recuperação sustentável do ecossistema.

A Academia Ambiental conta com a parceria de empresas e instituições comprometidas com a proteção do meio ambiente:

Fundação Rede Amazônica

Gaia Eco

JF Refeições

Musashi da Amazônia

OCA- SEMED

Secretaria Municipal de Educação – SEMED

Sodecia

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?