Instituto Soka Amazônia

Metas para 2021

Instituto Soka Amazônia em 2021

Metas, planos e projetos. O novo ano traz desafios e grandes oportunidades

Aos que se incomodam com as grandes incertezas que o novo ano traz, em especial, devido à pandemia que ora se encontra em um novo estágio de contaminação, o Instituto Soka Amazônia olha para as mais de 4 mil árvores plantadas em apenas dois meses – desde o lançamento do projeto Memorial Vida – e sorri com esperança diante dos desafios que 2021 traz consigo.

Aprendizado na pandemia

Desde 2014 em Manaus, Akira Sato, diretor presidente do Instituto Soka Amazônia enfatiza que “aprendemos muito em meio à pandemia, por isso elevamos ainda mais nossas expectativas para 2021. Ao mesmo tempo, continuaremos a atuar firmemente em educação ambiental, apoiando ainda mais as pesquisas e fortalecendo os instrumentos necessários para a consolidação do banco sementes”. Ele ressalta que estão previstos, ainda, intercâmbios internacionais e, em conjunto com os parceiros, ampliação das ações na Amazônia.

Os imprevistos de 2020

Diante das incertezas de um ano tão atípico, foi preciso suspender as atividades previstas e houve necessidade de rever e realocar os recursos tanto humanos como técnicos. “Foi muito difícil, pois o Instituto Soka tem seu reconhecimento justamente pela entrega das ações com as quais se compromete”, explicou Akira. Porém com espírito de união e determinação a equipe avançou e se concentrou no que era possível realizar e os resultados foram surgindo. Há uma breve retrospectiva do Instituto Soka disponível em: https://www.instagram.com/p/CJbZquwABYN/ ).

Logo no início da pandemia foram suspensas todas as atividades de visitação à Reserva e ao Instituto; plantios foram também suspensos; toda a equipe foi alocada para trabalhos em home office com o pessoal de campo se deslocando à sede somente para a manutenção dos viveiros e demais espécies da Reserva, mas tomando todos os cuidados necessários para evitar o contato entre eles. A capital do estado do Amazonas tem sido uma das cidades mais duramente atingidas pela pandemia do covid-19 e – felizmente! – nenhum dos membros da equipe de Instituto teve qualquer manifestação da doença.

Medidas de flexibilização

A partir daí o foco foi em projetos, ações de coleta de sementes e planejamento para o plantio. Assim que as medidas de flexibilização puderam ser adotadas elas se mostraram eficazes e tornaram possíveis as conquistas de 2020.

“Tudo isso surtiu um efeito muito positivo até mesmo no ânimo das equipes. Trabalhando em condições muitas vezes precárias e até à distância, conseguimos excelentes resultados.”, afirma Akira Sato

Conheça um pouco do que foi realizado em 2020 pelo Instituto Soka Amazônia

Faça o download do anuário do Instituto Soka Amazônia pelo botão acima “baixar”.

Clique aqui
Fale conosco
Olá 👋 Podemos ajudá-lo?