Skip to content

Neste 26 de janeiro, um convite: conheça melhor o aniversariante do dia.

Intimamente ligado à Soka Gakkai Internacional, que neste 26 de janeiro completa 47 anos de sua fundação, o Instituto Soka Amazônia, tem muito orgulho de suas origens e dentro de seu campo de atividade, ligado à preservação da natureza e à educação ambiental, procura praticar de A a Z o que prega o humanismo, base filosófica da Organização em todo o mundo.

A origem da Organização remonta ao ano de 1930 com a fundação da Soka Kyoiku Gakkai – Sociedade Educacional para a Criação de Valores, que teve nos seus primeiros anos dois presidentes, primeiro o educador e grande pensador Tsunesaburo Makiguchi e mais adiante, depois seu falecimento, seu pupilo Josei Toda.

O dr. Daisaku Ikeda foi o terceiro presidente da Soka Gakkai. Assumiu quando, em 1951, estava com 32 anos de idade.

Aos 47, em 26 de janeiro de 1975, com a fundação da SGI – Soka Gakkai Internacional o dr. Ikeda assumiu a presidência da nova entidade, cerimônia que teve lugar no Centro do Comércio Internacional, na ilha de Guam, com a presença de 158 representantes de 51 países.

Nascemos na Terra. Somos inspirados pela Terra e morreremos na Terra. A Terra é nosso lar. Lidar com a Terra pode ser um importante passo em nossos preparativos para aprender sobre o mundo que nos foi dado nascer, a Terra que nos une a cada dia que vivemos. Estas afirmações são reforçadas e justificadas ao longo de um artigo em que Daisaku Ikeda oferece sua visão incomum e imprescindível sobre a importância de interagir harmonicamente com o planeta. O texto completo pode ser encontrado aqui

Num de seus pronunciamentos, o presidente Ikeda menciona que “quando me tornei o terceiro presidente da Soka Gakkai, iniciei minhas ações concretas pela paz mundial viajando aos Estados Unidos, onde visitei a sede das Nações Unidas em Nova York. Assim estava agindo como herdeiro da visão do meu mestre Josei Toda. A partir de então, o apoio à ONU tornou-se o pilar central do nosso engajamento social, fortalecendo nossas relações colaborativas com indivíduos de mesma visão e organizações civis, enquanto continuamos a desenvolver iniciativas para encontrar soluções para os desafios globais”.

Todos os anos, no dia 26 de janeiro, desde 1983, o presidente Ikeda se dedica a apresentar propostas de paz à ONU, que têm servido para gerar forte diálogo humanístico sobre importantes temas globais entre as pessoas do mundo todo.

Coincidindo com a Cúpula da Terra de 1992, a SGI criou o Instituto Soka — Centro de Pesquisas e Projetos Ambientais do Amazonas (Cepeam) [hoje, Instituto Soka Amazônia] que desde então, tem realizado atividades para restaurar a floresta tropical e proteger sua ecologia única.

Um convite do Instituto Soka Amazônia

Neste 26 de janeiro de 2022, em que se celebram os 47 anos da Soka Gakkai Internacional, o Instituto Soka Amazônia faz um convite: vá percorra os vários sites na internet que contam a história da Organização. Entre, por exemplo, no site da SGI (aqui)

Mesmo que não tenha familiaridade como inglês, a língua predominante em alguns dos textos e nos vídeos, sabe-se que é cada vez mais comum o recurso da tradução automática e além disso o próprio site oferece a alternativa do espanhol, muito familiar para todos os brasileiros.

Será fácil compreender o jeito de ser da Organização e a forma como se aplica o humanismo na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Coisas às vezes simples, mas capazes de fazer enorme diferença.

Aceite esse convite e junte-se a nós na comemoração dos 47 anos da Soka Gakkai.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?